Facebook
Twitter
Banner-Leila-Navarro-Video-Institucional_01
Moldando o Futuro através da Educação
motivacao-e-engajamento-banner-site
Palestra-Felicibilidade-leila-navarro-Banner-site
Virar-o-jogo-site
Futurabilidade-site
Elas-fazem-acontecer-site
previous arrow
next arrow

O futuro já começou!

O futuro alicerçado na tecnologia já é real!

Ônibus espacial com tripulantes rumo a Marte já tem data de decolagem. Independentemente de onde venha a mudança, ela implica em tomada de decisões e provoca novas mudanças. E, mesmo que você pense na possibilidade de se manter imune às inovações, elas provocarão transformações na sua vida. Pessoalmente e profissionalmente seremos cada vez mais provocados a mudar.

Quando decidi conhecer e refletir mais profundamente sobre a era digital e como ela vem sendo introduzida no dia a dia da humanidade, transformando comportamentos e formas de relacionamento em todos os níveis, procurei expandir meus saberes sobre o tema futurabilidade. A minha forma de ver e encarar o mundo foi se deparando com outras realidades e necessidades.

O mundo vive um intenso processo de transformação a cada momento. Cada mudança carrega em si a incerteza, o medo do desconhecido, o receio, uma dose de dúvida, mas é necessário agir, gerar alternativas, sem pensamentos condicionados ou parâmetros alheios. Ficar como espectador diante das metamorfoses no mundo também não é uma boa alternativa. “Eu não preciso entender o caos. Eu preciso aprender a usá-lo!”

Nenhum profissional no universo sobreviverá na avalanche de possibilidades e dos recursos tecnológicos se não se mantiver flexível e aberto para aprender a aprender de acordo com a velocidade das transformações. Mostre a uma criança de 10 anos a imagem de um telefone da década 60 e pergunte a ela o que é! A resposta mais natural provavelmente será um sonoro e admirado “não sei”. Entregue à mesma criança um smartphone de última geração e, antes mesmo que ela ajuste o aparelho na palma da mão, o dedo polegar já mostrará suas habilidades.

Se está com dificuldade para encontrar algum aplicativo ou ativar alguma função, e tem pressa para resolver, entregue o desafio para um pré-adolescente. Muito antes do que imagina, o caso é solucionado e, ainda, poderá ser surpreendido com alguns novos atalhos que você nem imaginava a existência. E nem pense na possibilidade de pedir alguma explicação. Eles entregam pronto o que foi pedido, não explicam. Essa é a geração do presente. Na velocidade que caminha o avanço tecnológico, logo teremos uma nova civilização que lida mais naturalmente com a inteligência artificial e os amigos robôs arquitetados para ocupar o mesmo espaço que seres humanos.

Sem desafios não há desenvolvimento e ampliação de visão. Nunca foi tão necessário se manter atento às mudanças ou mesmo provocá-las. O movimento de mudança é irreversível e, cada vez mais, é necessário desenvolver competências e habilidades para encarar as adversidades. Todos os cenários, seja na política, na economia, no mundo corporativo, na sociedade, na família vêm sofrendo transformações. Reclamar não vai mudar o rumo das coisas. O negócio é agir de modo coerente, assertivo e consciente.

A revolução digital, o avanço tecnológico e a robotização são avanços iminentes e fazem parte do contexto da futurabilidade. Mas, a singularidade de cada ser humano é preciosa e insubstituível. O momento que passamos da Pandemia, deixou isso muito claro. Cada conquista depende apenas da capacidade individual de exercitar as próprias competências e ser flexível o suficiente para “acolher” as inovações, os acontecimentos e transformações como experiências de aprendizado. Desenvolva seu próprio repertório. A vida, as conquistas, os acontecimentos e os aprendizados devem ser encarados como uma estimulante aventura que nos conduzirá a lugares que nunca, jamais, em tempo algum imaginamos.

São inúmeras perguntas que assolam as transformações que acontecem a todo o momento e, por isso, tentamos prever os próximos acontecimentos de nossas vidas. O futuro se cria a partir do futuro, não do passado e nem do presente. Não é algo que podemos prever!

Não dá para falar de futuro no singular, sendo que existe vários futuros:

O Possível: O futuro que pode ocorrer;

O Plausível: O futuro que cremos que pode ocorrer;

O Provável: O futuro que sabemos que pode ocorrer;

O Preferível: O futuro que queremos que ocorra

E eu te pergunto: Em qual você pode interferir? Qual futuro você pode ajudar a criar? Que futuro você deseja?

Leila Navarro – Palestrante Motivacional com foco em Comportamento e Motivação | Empresária | Startuper | Escritora | Mentora | Conferencista

www.leilanavarro.com.br

Redes Sociais:

http://www.leilanavarro.com.br/blog/

https://www.instagram.com/leilanavarrooficial/

http://br.linkedin.com/in/leilanavarro

https://www.youtube.com/user/leilanavarro

https://www.facebook.com/leilanavarro

https://twitter.com/leila_navarro

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras postagens

Carreira e Sucesso

Virando o Jogo

Virando o Jogo com o gênio do Xadrez… Lembram daquele match icônico dos anos 90? Garry Kasparov, o gênio do xadrez, versus Deep Blue, o

vendas
Vendas

Revolução em Vendas

Revolucione suas Vendas! Você já sentiu como se estivesse vendendo na mesma batida enquanto o mundo ao seu redor evolui a passos largos? O carnaval

Entre em Contato

Entre em contato com minha equipe. Será um prazer atendê-lo. Você também pode utilizar o formulário abaixo ou conversar via Chat Online.

NOSSOS CLIENTES

whatsapp-logo

Inicie uma conversa pelo WhatsApp