Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
previous arrow
next arrow
Slider

Sem ações futuras seu negócio não sobrevive!

Por Leila Navarro

Nas grandes crises prevalecem ações imediatas, mas não peque e se esqueça das ações futuras. Pois, sem elas o seu negócio não sobrevive. Estou em crise e você? Aliás, vivo em crise. Algumas maiores e outras menores. Eu mudei 19 vezes na minha vida. Cortella disse que a cada 4 mudanças corresponde a um incêndio na sua vida, aquele momento que você precisa recomeçar tudo novamente. Estou a caminho do quinto, uau! No incêndio você acaba perdendo tudo, sem tempo para escolher, doar ou até mesmo presentear alguém. Tudo lhe é tirado!

Conheci uma moça que quando voltou de lua de mel, sua casa havia passado por uma enchente. A casa simplesmente estava vazia e lavada. Que sensação de vazio dever dar, não é mesmo? Tanta ilusão que colocou naquelas paredes, parece que todas as lembranças e sonhos se foram. É realmente diferente quando a crise te escolhe ao invés de você escolher a crise. Às vezes é inevitável, mas algumas vezes você pode antecipar isso.

Exemplo: Se você mora no interior e vai se mudar para a capital com intuito de facilitar o estudo dos seus filhos ou até mesmo para potencializar mais seu negócio, tudo isso lhe provocará:

1- Uma crise;
2- Um ajuste;
3- Um recalcular a rota;
4- Um sair da zona de conforto.

E nós acabamos fazendo um tremendo carnaval, reagimos de maneira negativa, deixamos o estresse nos dominar, nos oxidamos e tudo isso para quê? Vamos ter calma! Devido a minha experiência com esses incêndios ao longo da vida, analisei tudo que precisamos incluir nessa bagagem, duas palavrinhas mágicas:

Desapego;
Prontidão (estar pronto – alerta – consciente – presente).

Mas, para tudo isso funcionar bem, a consciência é o mais importante! Hoje em dia nos encontramos com a maioria das pessoas sem autonomia, sem autoconfiança, sem autocrítica, sem autoestima, sem autodisciplina e então acabam sendo manipuladas e presas em sua própria bolha, no próprio ego e nas circunstâncias. Victor Frankl já dizia: “Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher sua atitude em qualquer circunstância da vida.”

Em uma situação caótica como a que estamos vivendo atualmente, nesta crise mundial, nesta pandemia que não sabemos quando e como vai acabar, estamos nos tornando pessoas de visão curta. São tempos para ações imediatas, o que impedi de pensar em ações futuras. Muito bem sequer sonhamos, é como se não tivéssemos um futuro. E esquecemos que na realidade o que está por vir é sempre incerto. Na velocidade do universo VUCA, somos propícios a dar espaço para a perda de consciência das nossas vidas e dos negócios, mas e agora? O que fazer?

Foi feito uma pesquisa em ratos de laboratório e então evidenciado que os ratinhos que não tinham percepção do mínimo controle sobre suas vidas, acabavam morrendo de tristeza. Lhe digo uma coisa: para virarmos o jogo temos que acreditar que temos um mínimo de controle sobre nossas vidas e isso a meditação, o mindfullness e outras práticas podem nos auxiliar. Tenha ações imediatas e ações futuras! Ambas são benevolentes em qualquer momento das nossas vidas. O que te impede de pensar em ações futuras? Medo? Insegurança? Falta de preparo? Precisamos ter ações ou decisões com retorno de curto, médio e longo prazo. Não dá para caminhar para frente sem ações futuras, ou seja, sem estar em atenção plena, sem estar disponível a desaprender e aprender, sem estar disposto a pivotar e principalmente sem estar consciente de que o futuro não é tribal, mas sim exponencial. O show deve continuar e para isso uma tomada de atitude é essencial. Uma boa crise não pode ser desperdiçada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outras postagens

amor é preciso
A vida não precisa ser tão complicada

Amar é ação!

Você demostra seu amor? Ou isso sempre foi um assunto difícil para você? Na nossa cultura muitas vezes deixamos de expressar e sentir amor porque

Mentoria

Procura-se um Mentor

Por Leila Navarro Você sabe o que é mentoria? Você já teve algum mentor na sua vida? Será que todo mundo precisa de um mentor

Contato

Entre em contato com minha equipe. Será um prazer atendê-lo. Você também pode utilizar o formulário abaixo ou conversar via Chat Online.

NOSSOS CLIENTES

Sobre a Leila Navarro

Com um visual exuberante e felicidade estampada no rosto, a palestrante motivacional Leila Navarro está longe de realizar apresentações convencionais. Seu estilo de apresentação é definitivamente “fora da caixa”. Em uma época em que poucos ainda acreditavam na competência profissional feminina e a inserção das mulheres no meio empresarial era ainda muito tímida, ela passou a defender argumentos importantes e pouco aplicados no mundo dos negócios. Com o tempo, seus conceitos foram comprovados como diretrizes para uma carreira bem-sucedida e hoje suas palestras são consideradas importantes experiências de autocoaching em grupo que incentivam à ascensão de carreiras e empresas.

Newsletter

Redes Sociais

© 2021 Todos os Direitos Reservados – Leila Navarro

E-mail: [email protected]navarro.com.br | Tel.: (11) 4790 2029 | Atendimento Online

Inicie uma conversa pelo WhatsApp