Quem me acompanha nesta vida e autora e palestrante pode ser que não saiba, mas trabalhei muito tempo com terapias alternativas quando era fisioterapeuta, pois não queria tratar “a tuberculose, mas, sim, o tuberculoso”. O que significa isso? Significa que eu não queria tratar a doença, mas a pessoa que estava sentindo a doença. E esta maneira de tratar gente faz toda a diferença.
Então desde muito cedo em minha carreira como fisioterapeuta fui buscar outras formas para lograr o bem estar das pessoas que me procurarvam. E, então, fui fundo em alugns conhecimentos e continuei me desenvolvendo nos temas* mesmo depois que aceitei o desafio de ser palestrante, pois ainda trato uma dor que não é física: a desmotivação.
Que interessante! Fui tão longe (pois fui até a India duas vezes) para chegar tão perto, dentro de mim mesma, rs. Pois depois que descobri Alba Emoting (que estudo há 2 anos) tenho a sensação que cheguei a um lugar muito especial. E neste ultimo fim de semana fui conhecer pessoalmente a criadora da técnica: a psicologa neurocientista Susana Bloch, que vive no Chile. Como nada é por acaso, meu encontro com Susana foi muito especial, houve de pronto uma empatia e simpatia e me deu a sensação que encontrei a solução para grande parte de minhas buscas, uauuuuuuuuuuuu!!!
Então voce me pergunta curiosa, mas conta logo Leila – O que é Alba Emoting ?
“A boca pode mentir mas o gesto que acompanha, sem duvida , fala a verdade” – Nietzsche
Alba Emoting é um método que permite a qualquer pessoa conectar-se fisicamente com suas emoções básicas através de uma forma específica de respiração, postura corporal e expressão facial que vão além das palavras.
Quando se domina esta técnica, pode sair de emoções de raiva, lograr neutralidade, se abastecer de ternura e sensualidade, combater a tristeza e o medo paralizante e transformá-los em alegria mobilizadora.
Enfim, é a prática da autoregulação da inteligência emocional, é poder entender e transformar as emoções e não se deixar ser tragado por elas ou reprimi-las. É ter um outro entendimento do que são as emoções e para que servem, é aprender a usá-las positivamente como aprendemos a usar os pensamentos na Psicologia Positiva.
É uma oportunidade de por em prática o que sempre falo nas palestras: que ser feliz é uma escolha, uma opção de vida e vai depender desta inteligência emocional prática.
Pensando nisso, estou preparando um workshop experimental para fevereiro com um grupo de até 30 pessoas. Vamos aprender e exercitar a Alba Emoting junto com a Psicologia Positiva de uma maneria prática para que consigamos lograr e multiplicar o bem estar nos ambientes que vivemos. Se você se interessar por este workshop envie um email para [email protected], pois vai ser um trabalho muito especial e eu mesma quero fazer uma entrevista por telefone ou skype com cada um dos participantes.
E se você se interessou pelo tema, muito em breve vou fazer um post para esclarecer com mais detalhes esta possibilidade fantástica que é esta técnica e arte – EMOCIONAR-SE.
*Conscientização Corporal, Eutonia, Cadeias Musculares, Medicina Oriental, Homeopatia, Methodo Rolf, Reike, Florais de Bach, Análise Transacional, PNL, Medicina Comportamental, Meditação, Tavistock, Psicologia Positiva, Inteligencia Emocional, Terapia do Riso, Biologia do Amar com Maturana, DBM, cheguei até o Quarto Caminho de Gurdjieff, pois a espiritualidade sempre me acompanhou nesta caminhada.
Vamos conversar sobre emoção?
Você ja ouviu falar em emoções basicas e emoções mistas?
Qual a importância de saber isso nas nossas vidas?
Você ja pensou na diferença entre emoção e sentimento?
0 comentário em “A arte de emocionar-se!”
Alba Emoting, despertou curiosidade em mim.
aceito receber mais informações.
sucesso e paz
Leila,
Tenho dito isso de outra forma, mas que você traduziu brilhantemente no primeiro parágrafo: Cuidar do doente não da doença. Lido com esse “virus” chamado desmotivação todos os dias. Falo muito para os que trabalham diretamente comigo que não adianta ensinar uma técnica para vender mais a alguém que não sabe nem o que quer da vida! Um projeto de vida ajuda e muito uma pessoa a encontrar felicidade! E um projeto de vida também é uma escolha. Emocionar-se faz toda a diferença na vida de um ser humano.
Quando eu descobri isso, e olha que foi superficialmente, minha vida mudou.
Olaa Leila!!
Adoreiii essa Alba Emoting
me interessei muito.!
Beijos e Abraços
Oi Leila,
Para mim a diferença entre emoção e sentimento está relacionada a intensidade que elas transmite. No meu entender emoção é relativo à experiência afetiva que aparece bruscamente, exemplo: receber uma boa notícia causa sempre uma emoção momentânea. No caso do sentimento, sua intensidade é menor e pode até durar mais, amor, tristeza, alegrias e ódio são exemplos de sentimentos. Quanto aos tipos de emoções, acho que emoção mista é aquela que causa um choque-pânico e as básicas está ligada às emoções sensoriais e vitais, como: afetividade. A importância disto em nossas vidas é que podemos perceber a parti do desmembramento destas emoções é o reconhecimento e a aplicabilidade desta emoção para revelar os nossos valores.
Estou interessada neste tópico e vou acompanhar seus posts sobre o tema.
Um grande abraço,
Hellieck
Sim gostaria de obter maiores informações!bjsss
ola Leila..sou sua fâ faz tempo…parabens pelo belo trabalho……enfim quero receber noticias sobre o work shop e inscricoes ok….tkssss
Olá Leila!
Acho vc simplesmente genial. Seu trabalho é maravilhoso.
Estou interessada em conhecer e praticar Alba Emoting.
Aguardo resposta e informações sobre o workshop.
Grande abraço
Olá, Leila!
Parabéns pelo seu trabalho!
quero muito dar uma virada na minha vida. Sou estudiosa de terapias, trabalho com pessoas, amo meu trabalho, mas sinto que preciso de mudanças pessoais mais profundas.Sobre as perguntas, quero dizer que já li sobre as diferentes emoções, as diferenças entre sentimentos e emoções em várias linhas terapeuticas, saber sobre isso na minha vida foi e é de suma importância para que eu possa entender o que está acontecendo em meu intimo e assim modificar o que precisa ser modificado, reconhecer-me e tomar a atitude mais adequada para cada situação.
Muito obrigada minha querida Leila!
Sandra
Eu me emociono muito rápido, e o mais interessante e a sensação de leveza quando essa emoção é boa, é natural, eu entendo a emoção ao superar obstáculos, atingir objetivos, meus ou dos outros, como encontro com Deus.