A vida não tem ensaio, é uma contínua estreia!
Este é um dos mantras que adotei ao longo da minha existência e me motiva diariamente. Com o início de um novo ano que está por vir, muitas expectativas rondam nossos pensamentos, não é mesmo? Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos, ainda mais com o advento de tudo o que têm acontecido nesses últimos tempos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente e melhor! Acredito que a velocidade hoje não é opcional, mas sim fato! Já sabíamos dessa verdade, mas o advento da Pandemia deixou isso ainda mais claro. No início de uma nova fase, acredito que todos nós temos algo em comum: aquela vontade de fazer diferente e fazer melhor do que fizemos.
Eu chamo todo mundo de poderoso e de poderosa, pois acredito que todos nós temos o poder da decisão e da escolha! Nós temos que estar dispostos a aprender e a decidir no meio do nosso caminhar. Eu só cheguei onde estou hoje, porque não sabia das coisas e fui construindo tudo no meio do caminho, entende? E assim lhe pergunto: Os seus propósitos ainda estão claros? Sua missão é evidente para você? Quando chegar o momento de decidir, não seja reativo, mas sim criativo. Abrace a diversidade!
Então, minha dica para você que deseja se emancipar em 2022 e iniciar o ano com força total é: não resista às mudanças. Se entregue a elas e siga em frente! Ainda não se reinventou? Ainda não aprendeu a decidir com mais agilidade? Pare e pense:
Quais momentos foram mais desafiadores para você ao longo deste ano?
Quais providências você tomou para aquilo que não deu certo?
Como tem sido a sua postura perante os percalços da vida?
Quais foram os maiores aprendizados que você levou de 2021?
As rédeas da sua vida está nas suas mãos?
É preciso ressignificar os desafios, dar novo sentido as ocorrências e, se necessário, abandonar determinadas ideias e paradigmas. Acredito que durante esse período, tivemos tempo para eliminar os excessos de nossas bagagens. O desafio para que isso aconteça é ampliar a visão e encarar o novo como possibilidade transformadora, sem julgamentos, críticas ou comparações. É enriquecedor para o seu desenvolvimento pessoal questionar as experiências e consequências que teve ao longo deste ano justamente para se preparar e se conscientizar de que na vida nem sempre as coisas acontecem da forma que queremos, mas elas podem acontecer ainda melhor do que imaginamos um pouco mais à frente se fizermos uma reavaliação interna do nosso cenário atual, seja ele no âmbito profissional, seja no âmbito pessoal.
Outra mensagem importante que a pandemia trouxe à luz da reflexão diz respeito à empatia com o outro, não importa quem ele seja. Espero que você também tenha aprendido isso.
Nos tempos que o individualismo e o “salve-se quem puder” impera na sociedade, direcionar esse olhar para quem está próximo de nós, conhecidos ou não, foi sem sombra de dúvidas um gesto de solidariedade que salvou e ainda salva muitas vidas. Essas atitudes singelas também nos fazem perceber como, mesmo diante de todos os avanços tecnológicos, continuamos sendo humanos vulneráveis.
Há ainda muitas outras reflexões que esse período pandêmico promoveu, como a preocupação com o meio ambiente, a valorização dos serviços essenciais, a necessidade de melhoria no sistema de saúde brasileiro, as conexões digitais, os avanços tecnológicos, o trabalho remoto e etc. Porém, uma das mais importantes lições é a importância de cultivar um olhar humano, solidário e gentil com quem está próximo de nós.
A época natalina não é sobre presentes, é sobre presença. Aquilo que podemos oferecer de mais importante aos outros é nossa atenção, nossa amizade verdadeira e nosso amor incondicional. O meu maior desejo é que neste Natal possamos irradiar luz para aqueles que nos rodeiam, como estrelas que brilham no céu uns dos outros. Melhor do que trocar presentes é praticar o amar.
“Seja a mudança que você quer no mundo”, assim dizia Dalai Lama. Mudar nem sempre é uma coisa fácil, mas nunca foi tão necessário se manter atento às mudanças ou mesmo provocá-las. Em geral as pessoas detestam mudar, no entanto, é a única coisa que nos faz progredir! E se você chegou até aqui, não se esqueça: Enquanto você está perdendo, você está no jogo. Mas quando você ganha: GAMER OVER! O jogo acabou! Ainda estamos no jogo da vida e vamos juntos para mais uma fase. Feliz Natal e um próspero 2022.
*Retornaremos com nossas postagens de texto no Blog no dia 11 de Janeiro. Agradeço a todos que nos acompanharam este ano. Espero contar com vocês em 2022. Estaremos com muito mais novidades, me aguardem. Feliz Natal e um próspero Ano Novo!
Leila Navarro – Palestrante Motivacional com foco em Comportamento e Motivação | Empresária | Startuper | Escritora | Mentora | Conferencista
Redes Sociais:
http://www.leilanavarro.com.br/blog/
https://www.instagram.com/leilanavarrooficial/
http://br.linkedin.com/in/leilanavarro
https://www.youtube.com/user/leilanavarro