Diversidade para aprendizado e autodesenvolvimento

Por Leila Navarro

Seja na vida pessoal, na carreira ou nos negócios olhar o diferente como oportunidade de autodesenvolvimento é mais valioso que perder tempo com reclamações que o impede de enxergar preciosos aprendizados 

Amo viajar. Investir em roteiros diferenciados para conhecer novas culturas, costumes, estilos de vida, condição social e econômica, educação e vivenciar a diversidade no mundo é uma das minhas prioridades. A cada viagem observo o quanto amadureço pessoal e profissionalmente. Já fiz muitos cursos interessantes, sou uma eterna estudiosa comportamental e de todas as formas que já busquei para conhecer o comportamento humano, foi justamente em viagens sabáticas que mais aprendi.

Minha mais recente aventura foi na Irlanda. No verão de 2018 “morei” 30 dias em Dublin. Meu objetivo nessa viagem foi sair da zona de conforto e entrar em contato comigo mesma, sem automações e me expor para a vida para ampliar minhas percepções. Nessa cidade menor que a agitada São Paulo, enfrentei frio, muito vento e chuva quase o período inteiro. Lá o dia escurece mais cedo. Às 16h30 já parece noite e às 20 é como madrugada. Essa peculiaridade já altera o comportamento biológico de qualquer recém-chegado àquela região e é necessário um tempo de adaptação fisiológica, emocional e psicológica. Com isso, logo de cara tive um insight: para toda fase de adaptação há a oportunidade de conhecer melhor intimamente. Isso também cabe para as mudanças profissionais, principalmente quando nossas competências são colocadas à prova. Muitas carreiras profissionais têm sido barradas pelo simples fato do próprio profissional não respeitar o seu tempo e o cenário em que está inserido.

Tenho o “vício” de tomar cafezinho com pão de queijo à tarde. Em Dublin fiquei na vontade. Os irlandeses tomam chá com leite e muffin – nada igual ao nosso tradicional pão de queijo brasileiro. Provei o muffin salgado que eu nem sabia que existia e tive uma sacada para a vida: quantas experiências maravilhosas deixamos de ter por receio de provar o novo. Existem procedimentos, métodos e formas diferentes de encarar situações, realizar uma tarefa e, a menos que se tente um jeito diferente, nunca saberemos se há algo mais interessante, lucrativo e eficaz para nossas necessidades. O pão de queijo continua sendo o meu preferido, mas a experiência nova ampliou meu leque de possibilidades. É o conhecimento que nos possibilita ter atitudes mais assertivas. Provar o novo pode não ser a melhor coisa, mas é preciso testar para conhecer.

Diferente do que acontece no meu dia a dia, em Dublin eu usava transporte público ou seguia a pé para diferentes cantos da cidade. A segurança de circular nas ruas sem ser atracada ou roubada me deixou mais centrada e tranquila para observar ao redor. O fato de usar transporte público me fez relembrar o prazer de aproveitar o tempo com boa leitura em lugares inusitados. Quais são os prazeres da vida que são importantes para você, mas estão escondidos por trás da rotina agitada e estressante? Na vida, na carreira e no convívio social cada um de nós tem singularidades que nos renovam, dão ânimo e força, mas é preciso estar atento para percebê-las. Você está atento?

Quando saí do Brasil rumo à Irlanda tinha um “roteiro prévio”, mas quando cheguei ao destino mudei tudo. Troquei de casa três vezes porque me deparei com adversidades inesperadas, choque de comportamentos, mas isso foi genial porque me fez exercitar a flexibilidade diante de contratempos. E daí tirei mais uma lição genial: na diversidade e nos contratempos estão as oportunidades entrar em contato com nossa própria essência e vislumbrar possibilidades ao redor. As mudanças que promovi durante a viagem formam incríveis e ampliaram possibilidades. Agora uma pergunta: você tem encarado as adversidades da vida como perseguição ou oportunidades de aprendizado? Descobri que a resposta a essa questão pode definir futuro. Pense bem sobre isso.

Esse assunto pode ser exatamente o que seus companheiros de trabalho precisam agora. Compartilhe!

Leve Leila Navarro para a sua empresa:

[email protected]

11 4790-2029 / 11 98081 2000 (whatsapp)

 

Conectada às Redes

https://leilanavarro.com.brblog/

https://www.facebook.com/leilanavarro

https://twitter.com/leila_navarro

http://www.youtube.com/leilanavarro

http://br.linkedin.com/in/leilanavarro

http://pt.slideshare.net/leilanavarro

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Email

Outros Conteúdos

Me diz o que você precisa, e eu te entrego o que você deseja!

Entre em contato com minha equipe. Será um prazer atendê-lo. Você também pode utilizar o formulário abaixo ou conversar via Whatsapp.

NOSSOS CLIENTES

whatsapp-logo

Inicie uma conversa pelo WhatsApp