Facebook
Twitter
Banner-Leila-Navarro-Video-Institucional_01
Moldando o Futuro através da Educação
motivacao-e-engajamento-banner-site
Palestra-Felicibilidade-leila-navarro-Banner-site
Virar-o-jogo-site
Futurabilidade-site
Elas-fazem-acontecer-site
previous arrow
next arrow

Pendências e Tendências: Gerindo o Presente com um Olhar no Futuro

pendências

Vivemos numa era acelerada, repleta de desafios e oportunidades. Como especialista comportamental futurista, eu enxergo um paradoxo emergente nesta correnteza do cotidiano – a pendência. Não, a pendência não é um problema em si. Nós é que a tornamos um problema quando a deixamos de lado, quando procrastinamos.

Cada vez que saímos na rua, abrimos o celular, temos uma decisão a tomar – assumimos essas pendências ou as deixamos para trás? Somos criadores constantes de demandas que necessitam de nós. Porém, com a revolução tecnológica, tratar das pendências tornou-se muito mais fácil!

Recentemente, numa palestra para profissionais de vendas, eu levantei a questão das pendências e tendências. Argumentei que não é mais suficiente recolher 20 cartões de contato, chegar em casa e adicioná-los no WhatsApp ou no CRM. Se quiser realmente aproveitar essa conexão, você precisa agir na hora. O ato de “deixar para depois” acaba por amontoar tarefas em sua mesa, muitas das quais não serão concluídas. Felizmente, dispomos de tecnologia suficiente para solucionar essas pendências.

pendência

 

As pendências são tarefas que precisam ser realizadas. Se não forem tratadas na hora, outras se acumulam, criando uma bola de neve de obrigações. Preciso ligar para fulano, ir ao médico, fazer tal coisa, cortar o cabelo… Se você se deixar sufocar por essas pendências e não souber organizar o seu tempo, você se sentirá preso. No entanto, com a tecnologia a nosso favor, podemos resolver essas pendências, tornando a vida mais leve.

Quando acordamos, já estamos diante de uma lista de pendências. Mas se formos capazes de lidar com elas sem procrastinação, teremos mais liberdade para criar e relaxar. A verdadeira criação surge quando nossa mente está livre, relaxada. Problemas geram pendências, então a chave é resolver as pendências para evitar problemas.

Aqui vão algumas dicas para lidar com as pendências:

  • Use a tecnologia ao seu favor
  • Saiba delegar
  • Saiba desapegar
  • Saiba descartar

Estas estratégias nos permitem olhar para o futuro com mais otimismo.  Deveríamos ter o pé no futuro, mas com o olhar no presente, porque a vida é uma viagem e quanto mais leves estivermos, mais fluiremos…

Agora, a tendência é ampliar seu nível de consciência. Trata-se de viajar até o futuro e voltar, abrir-se ao novo, querer aprender, estar antenado… Então, lidar com as pendências e seguir as tendências não apenas simplificará a vida, mas também ampliará seu horizonte, permitindo-lhe criar um futuro mais brilhante e promissor.

Não dá para falar de futuro no singular, sendo que existe vários futuros:

O Possível: O futuro que pode ocorrer;

O Plausível: O futuro que cremos que pode ocorrer;

O Provável: O futuro que sabemos que pode ocorrer;

O Preferível: O futuro que queremos que ocorra

E eu te pergunto: Em qual você pode interferir? Qual futuro você pode ajudar a criar? Que futuro você deseja?

Flexibilidade, criatividade, resiliência, interdependência, consciência ambiental e adaptação prometem ser as palavras mais utilizadas no contexto profissional para o futuro do mercado. Inclusive, essa é uma tendência que já vem aparecendo em muitas empresas. Não adianta mais querer apenas consertar, quando na verdade o que deveríamos fazer é converter.

Consertar é fazer voltar ao estado anterior e essa possibilidade não faz mais sentido nos dias de hoje, sobretudo para a sociedade, no mundo dos negócios, nas relações, nos protocolos e etc. Não dá mais para querer consertar os estragos da pandemia ou de uma má gestão, por exemplo. É preciso converter.

Converter é mudar, é transformar, transmutar, transgredir, transhumanizar, ressignificar e etc. É mais viável pensar e agir dessa forma em um mundo VUCA (sigla em inglês que se refere a volátil, incerto, complexo e ambíguo) e BANI (frágil, ansioso, não linear e incompreensível) como esse que vivemos.

Seja qual for o embaraço ou obstáculo, a diferença está na adoção do seu comportamento e do seu pensamento. A partir do momento que você define o seu rumo, deve ter consciência de que fatores inesperados podem surgir. É preciso encarar tudo como uma oportunidade para aprendizados. Seja rápido, atento e aberto às mudanças.

____________

Leila Navarro – Palestrante Motivacional com foco em Comportamento e Motivação | Empresária | Startuper | Escritora | Mentora | Conferencista

www.leilanavarro.com.br

Redes Sociais:

http://www.leilanavarro.com.br/blog/

https://www.instagram.com/leilanavarro.oficial/

http://br.linkedin.com/in/leilanavarro

https://www.youtube.com/user/leilanavarro

https://www.facebook.com/leilanavarro

https://twitter.com/leila_navarro

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras postagens

china
Inovação

China: Uma Viagem para o Futuro

Você já parou para pensar sobre o mistério que envolve a cultura da China? Além do exótico e do secreto, eles estão na vanguarda da

Carreira e Sucesso

Virando o Jogo

Virando o Jogo com o gênio do Xadrez… Lembram daquele match icônico dos anos 90? Garry Kasparov, o gênio do xadrez, versus Deep Blue, o

Entre em Contato

Entre em contato com minha equipe. Será um prazer atendê-lo. Você também pode utilizar o formulário abaixo ou conversar via Chat Online.

NOSSOS CLIENTES

whatsapp-logo

Inicie uma conversa pelo WhatsApp