O principal capital ativo de uma empresa são os próprios colaboradores, por isso, em tempos de crise, o gestor de RH deve investir em ideias criativas para remir uma gestão de competências que fortaleça o relacionamento de equipes sem que isso implique em altos investimentos
Vivemos em um mar de oportunidade, um oceano de possibilidades e um universo de incertezas. Hoje a palavra de ordem é gestão de competências, pois tornou-se imprescindível remar contra a maré e é o próprio capital humano da empresa que fará a diferença. É fato que em tempos de mudanças e intensa luta pela sobrevivência, as pessoas se sentem inseguras e adotam um comportamento defensivo. Não é diferente nas organizações.
Em tempos de crise, gestores apegam-se ao conhecido e ao rotineiro com receio de colocar em risco o que parece estar sob controle. Por outro lado, profissionais tendem a fechar-se em si mesmos e relutam compartilhar conhecimentos e competências com os demais, que são adversários em potencial, com receio de perderem o seu “ganha-pão”.
Nesse cenário, empresários e empreendedores correm o risco de desacreditarem e desistirem de seus projetos e desafios, mas precisam se manter imunes a tudo isso. A hesitação econômica e de mercados geram instabilidades e, nesse contexto, a atuação dos profissionais de RH tornam-se ainda mais importantes. Estratégias bem estruturadas, criativas e economicamente acessíveis podem fortalecer uma gestão de competências e habilidades de seus colaboradores e na confiança entre diversos níveis hierárquicos.
Estamos sim em um momento delicado no Brasil e no mundo. Não sou uma sonhadora que vive no “país encantado das maravilhas”. Também sou empresária, empreendedora e os meus negócios sofrem reflexos do que está acontecendo no mundo. Mas, ao invés de ficar lamentando é importante reverter a escassez em energia e aí entra a importância de investimento em uma gestão de competências, que integre as pessoas, o bem mais precioso e importante de qualquer negócio.
Este ano, mesmo ante a tal crise, gerei novos negócios que vêm se tornando importantes diferenciais para a minha carreira e para os meus clientes. O sucesso de um empreendedor está na sua constante revisão de modelo de gestão, a busca por oportunidades onde ninguém vê e isso não é diferente com o profissional de RH. Na maioria das vezes, na escassez, as pessoas criam alternativas de sobrevivência e se dão muito bem, geram capital, benefícios sociais, descobrem saídas para a humanidade. Para prosperar na crise a dica é encará-la como uma oportunidade de encontrar alternativas criativas.
Você já imaginou, por exemplo, que uma revista em quadrinhos pode ser a solução para manter uma equipe coesa e centrada em momentos de crise? Acreditar que só é possível encontrar soluções criativas para mercados com muito dinheiro é uma crença limitadora. E aqui está a grande sacada. Em parceria com uma empresa especializada em estratégias lúdicas para o mercado corporativo, a Qualidade em Quadrinhos, eu associei a minha expertise ao know-how deles e criamos uma ferramenta poderosa que tem feito a diferença em muitas empresas. Falo de “Leila Navarro em Mudança de Atitude”, uma revista em quadrinho que carrega fortes conceitos de mudança comportamental e gestão de competências que podem ser utilizadas como instrumento de treinamento acessível para empresas de pequeno, médio e grande porte. Com esse material lúdico, profissionais de RH podem impulsionar equipes a se reinventarem para enfrentar as vacas magras.
Revista em quadrinhos pode ser sim uma poderosa estratégia de ação. Ao invés de reclamar do que não tem e ficar na saudade das vacas gordas, por intermédio desse instrumento é possível desenvolver habilidades de chefs e fazer verdadeiros banquetes com poucos ingredientes. Com isso todos saem ganhando e o mercado observa o diferencial.
Tudo isso é uma preparação para quando o mercado voltar a aquecer, pois se existe uma certeza essa é que tudo é cíclico e os ventos voltarão a soprar a favor. Com isso mostro na prática que mesmo em momentos não tão favoráveis é possível criar alternativas para dissipar os rompantes da crise e levar muitas empresas, com os seus colaboradores, a uma gestão de competências e de pessoal adequada para a abertura de novos rumos.
Promoção! Baixe gratuitamente!
1 comentário em “Revista em quadrinhos como estratégia de RH para uma gestão de competência eficaz”
Obrigada pela dica da revista em quadrinhos, amei!!! vou me informar para implantar aqui na minha empresa…bj.