Acertar é humano

Pela neurociência, tudo que eu repito, repito, repito, meu cérebro não sabe se é certo ou errado, ele acredita. E, quando ele acredita, ele começa a assumir o comportamento fruto de minhas repetições
Existem inúmeros ditos que a gente acaba incorporando por conta de ouvir e repetir muito em nosso cultura e que fazem a gente ter um comportamento muitas vezes incoerente com o que queremos e acreditamos ou ate com o que nos prepararmos para o momento atual. Por exemplo, se voce fosse em um dentista, fizesse o tratamento e na hora de sair, quando fosse assinar o cheque, lesse na mesa do dentista uma plaquinha com a frase “Errar é humano”, como voce se sentiria? Se voce fosse a uma reunião no Gabiente do deputado ou do senador que voce votou nas ultimas eleições e tivesse uma placa dessas de bronze escrita “Errar é humano”, como voce se sentiria? Se queremos estar comprometidos com o acerto porque repitimos que errar é que é humano e não “Acertar é humano”? Temos que mudar esse paradigma para mudarmos nosso comportamento.
Quando dizemos errar é humano estamos dizendo que fazemos o que melhor, fazmos o que podemos mas que, se não atingirmos o resultado esperado, todos vão entender afinal errar é humano. É uma cultura de desculpa que nos enfraquece de saída. Imagina se dissessemos “acertar é humano” desde que nascemos? Agiríamos ou para acertar ou para aprender, sabendo que estas duas coisas fortalece minha autoconfiança.
Reveja seus paradigmas, mude seu comportamento e fortaleça cada vez mais sua autoconfiança, autoestima e automotivação!
Você conhece outro paradigma que devemos mudar? Participe! Lembre-se que sua opinião é muito importante para todos nós!

Continue acompanhando a série Talento à Prova de Crise.
Se ainda não assistiu os outros vídeos acesse:
O que é Crise para Você?
Compromisso
Relevância

5 comentários em “Acertar é humano”

  1. Regina Gazzaneo

    São tantos… Mas… completando o do texto… “Errar é humano: mais humano ainda é atribuir o erro aos outros.”

    Bjs

  2. Oi Neila, tenho seu livro, fiz questão de adquiri-lo e como valeu a pena!Admiro a forma como você aborda as grandes questões da vida.
    Um outro paradigma arraigado nas mentes de muitas pessoas: ” De grão em grão a galinha enche o papo” – o que significa que devemos ir devagar, sem pressa para aprender as coisas. Hoje quem vive sob a sombra desse paradigma vai ter problemas. A velocidade com que as coisas acontecem, as mudanças vertiginosas que causam transfromações variadas, incluindo-se de comportamento, de posturas, de visão de vida, se esperar muito para decidir se acompanha as mudanças, quando perceber, descobre que é um desconhecido no seu tempo, um analfabeto funcional da pós-modernidade. E aí, como exercer sua cidadania? Portanto, não ande devagar demais, senão vai perder o trem da história…

  3. “Filho de peixe, peixinho é!” Por quê ainda ouvimos este paradigma ser fortalecido na nossa cultura? Mudemos nosssa visão, mudaremos o mundo. Sou um Ser único e posso crescer, desenvolvendo habilidades e assumindo meus erros. Nasci para ser eu mesmo! Xerox ou cópia, deixemos para os documentos. Leila Navarro, encantada por conhecê-la. Sucesso.

  4. Cicero Ferreira

    Oi Neila, parabens pelos videos gostei muito, outro paradigma que eu considero errado é “Eu nasci assim e não posso mudar minha natureza”

    Cicero,10.06.2010

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Email

Outras postagens

Me diz o que você precisa, e eu te entrego o que você deseja!

Entre em contato com minha equipe. Será um prazer atendê-lo. Você também pode utilizar o formulário abaixo ou conversar via Whatsapp.

NOSSOS CLIENTES

whatsapp-logo

Inicie uma conversa pelo WhatsApp