No departamento comercial de qualquer empresa, você provavelmente encontrará o profissional que vende mais e o que vende menos. Se perguntar ao vendedor mais bem-sucedido qual é o segredo dele, ouvirá algo como “acredito no meu produto”, “nasci para vender” ou “tenho fé no meu taco”. Em contrapartida, se questionar os motivos do mau desempenho do vendedor lanterninha, provavelmente ouvirá um rosário de lamentações: “não tenho sorte”, “vender é difícil, não sei como esse pessoal consegue ir tão bem assim”.
Agora pense bem: por que motivo, em um grupo de pessoas que vende os mesmos produtos, com as mesmas regras de negociação, os mesmos preços e os mesmos concorrentes, uns são mais bem-sucedidos do que outros? Para mim, é muito claro: ao convencer-se de que vender é difícil, aquele profissional que fatura menos que os outros criou um obstáculo para si mesmo, pois a vida só confirmará a crença de que vender é difícil.
Se sua vida não está fluindo bem, talvez seja preciso você escutar o que vem dizendo para si mesmo. Porque é comum falarmos, mesmo sem perceber, muitas coisas que nos limitam, que nos impedem de alcançar o que mais desejamos. O que você tem dito ultimamente? Que o mercado está em crise? Que ninguém dá emprego para gente com mais de 40 anos? Que você não tem sorte no amor? Que é cada vez mais difícil abrir um negócio próprio? Que é impossível emagrecer vinte quilos? Que os outros não levam você a sério? O que você diz é reflexo daquilo em que acredita, e o que você acredita determina como a sua vida flui – ou não flui. Preste atenção às coisas que você tem dito a respeito de si mesmo e das circunstâncias. Se você é uma pessoa positiva, feliz e alegre terá a sua vida e os seus relacionamentos muito mais bem-sucedidos.