Facebook
Twitter
Banner-Leila-Navarro-Video-Institucional_01
Moldando o Futuro através da Educação
motivacao-e-engajamento-banner-site
Palestra-Felicibilidade-leila-navarro-Banner-site
Virar-o-jogo-site
Futurabilidade-site
Elas-fazem-acontecer-site
previous arrow
next arrow

Faça da busca pelo sentido de vida o seu sentido de vida

Quando se está empenhado na realização de um sonho, cada pequena conquista é motivo de comemoração; Aqueles que estão convictos de algo, o universo se ajoelha aos seus pés

Há pouco, fui assistir o filme “A Invenção de Hugo Cabret” e, nele, o tema “proposito de vida” foi abordado de uma maneira tão singela que me tocou profundamente. Lógico que outras irreverências e sensibilidades de Scorsese são facilmente percebidas e saboreadas.
Levei meu sobrinho de sete anos e ele ficava o tempo inteiro pedindo para ir embora. Realmente não é um filme para crianças, mas é para nós adultos que, através de um poema cinematrográfico, podemos nos deleitar, viajar na magia do 3D revendo alguns de nossos paradigmas e perguntas sobre nosso propósito de vida.
Este filme me inspirou a escrever um artigo para a Revista Aprendizagem e que aqui compartilho com vocês. Espero que curtam! Superbeijos. Leila

“Perdi a conta das vezes que ouvi pessoas se queixarem de que, na vida, nada acontece conforme o que elas desejam. É o empresário que tem dificuldades para equilibrar seu negócio, é o casal de namorados que não consegue juntar dinheiro suficiente para casar, é o profissional que há anos luta para conseguir a tão desejada promoção no emprego. Com frequência, ouço frases do tipo “estou me sentindo estagnado”, “não consigo o que quero”, “os caminhos parecem fechados para mim”. Existe muita gente perdida, sem propósitos, sem sentido de vida! Geralmente essas pessoas alternam, positiva ou negativamente, o seu posicionamento diante da vida de acordo com as circunstâncias externas.
Para muita gente o que é geralmente muito difícil de compreender é que a vida flui de um jeito ou de outro. As pessoas, as circunstâncias, o mundo não param quando as minhas engrenagens estão circulando de forma descompassada com os meus planos. Quando certas circunstâncias são inevitáveis por estar fora do nosso controle e acima da nossa vontade, é importante enxergarmos os fracassos, ou a marcha lenta, como oportunidades de crescimento, aceitá-los, vivê-los em sua plenitude e aprender com eles. Podemos transformar a nossa busca pelo sentido da vida, no próprio sentido de vida e, com isso, viver plena e intensamente.
Cada um de nós tem um propósito nesse universo. Sei que pode parecer difícil acreditar em sonhos, realizações e felicidade em um mundo revirado como o nosso. São tantas preocupações e tamanha correria que tendemos a dirigir toda a nossa energia à sobrevivência, à luta para conquistar as coisas e mantê-las. Normalmente nos sentimos como parte de uma grande engrenagem que não pode parar sob pena de ser excluído e nunca mais conseguir encaixar-se. Os desejos mais íntimos, o sonho e a realização de um propósito tendem a ser esquecidos em algum lugar dessa trajetória e essas atitudes têm colaborado para o surgimento de mais um grande problema: o vazio existencial, o causador das neuroses e depressões.
Existem três conceitos equivocados que faz muita gente perder o rumo na busca de um sentido de vida, um propósito, uma missão. O primeiro é achar que a vida só flui se tem progresso material, quando se tem “resultados”. Como a ideia de sucesso está ligada à obtenção de poder, prestígio, influência e riqueza, as pessoas acham que as coisas só caminham à medida que percebem estar conquistando, ainda que lentamente, esses resultados. Mas, se isso fosse verdade, não haveria tantas pessoas que poderiam ser chamadas de bem-sucedidas, mas se sentem perdidas, insatisfeitas e deprimidas.
A segunda questão é achar que a vida só tem sentido quando se tem muita competência. Isso é até compreensível porque para conquistar o sucesso precisamos ter muitos conhecimentos e habilidades, pois o mundo é um lugar competitivo. Assim, muita gente pensa que não há outra saída senão investir em cursos, idiomas e qualificações – buscando muitas vezes, fórmulas milagrosas que as transformem em vencedoras da noite para o dia -, e deixam adormecidos desejos pessoais e a realização de muitos sonhos.
O terceiro equívoco é achar que a fluidez é coisa do “destino” de cada um. Depende de onde se nasce, de onde se cresce, da educação que se recebe, de quem se conhece, da felicidade de ser a pessoa certa na hora certa e no lugar certo. Porém, para que a vida de cada um de nós flua não é necessário que sejamos ricos, poderosos, muito menos ser os melhores em tudo ou predestinados ao sucesso. É necessário, apenas, saber quem verdadeiramente somos, onde estamos e para onde vamos.
Felizmente conheço pessoas que escolheram ocupações coerentes com o que gostam de fazer, são felizes e dão certo na vida, pois estão realizando seu propósito, ocupando o seu lugar no mundo. Saber qual é o seu propósito e o que é importante para que ele seja realizado direciona as escolhas que você faz em todas as áreas de sua vida. Da profissão que exerce ao lugar onde mora, o tempo que dedica ao trabalho, seus hábitos de consumo, seu lazer, seus interesses culturais, sua disponibilidade para a família e para os amigos… Tudo começa a se encaixar com a missão. A pessoa cria um senso forte de identidade e sente-se dono da própria vida. Quando se está empenhado na realização de um sonho, cada pequena conquista é motivo de muita comemoração e, assim, nos tornamos capazes de fazer da busca pelo sentido de vida o nosso verdadeiro sentido de vida.”

4 comentários em “Faça da busca pelo sentido de vida o seu sentido de vida”

  1. Leila, parabéns pelo texto!
    Sentido de vida, é uma frase que coloquei na minha vida esse ano, sou formado em educação física e há sete anos estava numa academia, como colaborador e atendendo como personal trainer. De uns tempos pra cá, comecei a perceber que minha vida não estava mais com sentido, e não esbanjava mais tanto prazer em ser colaborardor desta academia. Sempre pensei e programei minhas atitudes, então resolvi sair, e devido ao comprometimento, preparo, vontade; hoje não tenho mais horário pra atender as procuras de “personal trainer” e ainda mais, fui convidado pra atuar em um clube de tênis, trabalho voltado pra formação com adolescentes (uma de minhas especialidades). Acredito e agora tenho certeza, que muitas coisas não realizamos, vontades, sonhos, desejos…. por “medo”. Me considero muito mais feliz, depois que tive coragem pra mudança. Muito obrigado e um abraço! Profº Edmilson

  2. vanusa santos carvalho

    oi leila,amo você, quando ouso e vejo você, fico feliz
    obrigada por existir e fazer parte da minha vida beijos mil !!!!

  3. Olá Leila lindo texto!! e veio totalmente de encontro ao que estou sentindo nos últimos tempos, sinto que corro,corro e não chego a lugar algum, como se corresse em uma esteira. Seu texto fez eu refletir. Brigada!! Vc é uma fonte de inspiração pra mim!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras postagens

vendas
Vendas

Revolução em Vendas

Revolucione suas Vendas! Você já sentiu como se estivesse vendendo na mesma batida enquanto o mundo ao seu redor evolui a passos largos? O carnaval

Entre em Contato

Entre em contato com minha equipe. Será um prazer atendê-lo. Você também pode utilizar o formulário abaixo ou conversar via Chat Online.

NOSSOS CLIENTES

whatsapp-logo

Inicie uma conversa pelo WhatsApp