A felicidade está em você, deixe transbordar!
Em minhas experiências em viagens, certa vez já fui para o Butão, onde pesquisei sobre o FIB (Felicidade Interna Bruta). O rei do Butão queria fazer de seu país o mais feliz do mundo e, para isso, substituiu o PIB (Produto Interno Bruto) pelo FBI. Hoje, no Butão, o desenvolvimento do país é orientado ao bem-estar comum e esta atitude vem tocando o mundo. Existe na ONU uma comissão que estuda a possibilidade de ampliar este tipo de governança e existem diversos países vislumbrando uma mudança total no sistema econômico que hoje vivemos. Utopia? Talvez, mas vale a pena conferir!
Investir na felicidade contra o estresse não é algo novo dentro das organizações. Tudo bem que numa era de alta competitividade global, aquele que produz mais e se adapta às mudanças é considerado “melhor”, tem mais chances de destaque no mercado. E, para isso, é necessário manter a empresa antenada nos avanços e tendências do mercado em todos os aspectos.
O setor econômico atualmente está longe de ter fatias demarcadas e as conexões do universo digital geram muitas possibilidades de novos negócios. Produtos e intervenções comerciais que antes nem se cogitavam o encontro na esteira de negociações, hoje geram grandes transações no mercado internacional.
Quem diria que um dia a China teria os olhos do mundo voltados para ela? Hoje é um fato. Mas, para que todo esse emaranhado de acontecimentos se desenrole, pessoas estão envolvidas. Apesar de toda riqueza de tecnologia e recursos existentes, o capital humano ainda é o mais precioso bem que o mundo corporativo detém. E gente, tem emoções, gente tem limites, gente tem estresse!
Nessa onda, com o mercado cada vez mais competitivo, com o advento da Pandemia, a agitação das grandes metrópoles, o volume cada vez maior de possibilidades e informações, o universo imenso de conexões com o mundo digital e tantas outras novidades sociais, políticas, econômicas, cibernéticas e de níveis estratosféricos, o estresse no trabalho e a ansiedade para a Retomada parece ter se transformado um fator corriqueiro.
No trabalho, a pessoa, antes competente e atenciosa, liga o “piloto automático” e, no lugar da motivação, surgem irritação, falta de concentração, desânimo, baixa produtividade, sensação de fracasso, o ápice do nível ultrapassado do estresse. Esses são indícios de uma doença cruel e de difícil diagnóstico que avança nas empresas e tem gerado um grande número de afastamento de profissionais.
As pessoas que assistem às minhas palestras, em geral, buscam de alguma forma virar o jogo da própria situação, vencer a rotina de estresse, os desafios do dia a dia e ter uma vida com mais qualidade de vida.
Ao estudar as causas e sintomas do estresse crônico, da Síndrome de Burnout e sobrepor os resultados que a felicidade gera na vida de uma pessoa, eu não tenho dúvida: a felicidade e o bom humor é o mais eficiente antídoto para contra-atacar esse mal. E o melhor de tudo isso é que a felicidade é uma escolha e, por isso, podemos aprender a ser feliz em todos os âmbitos da vida.
Quando trago o conceito do bem-estar e da felicidade à realidade das organizações observo que, de alguma forma, esse método de gerenciamento já faz parte do universo dos profissionais e negócios bem-sucedidos. A tendência mundial é unir trabalho e satisfação, porque é fato comprovado que a produtividade aumenta em proporção direta à satisfação das pessoas envolvidas, uma condição que está associada a uma pessoa feliz e só traz benefícios: lucro, reconhecimento, realização, tranquilidade, alegria e bem-estar.
Com isso, a minha orientação para as organizações de todos os portes e setores econômicos é que invistam em seus colaboradores para que eles aprendam a ser felizes.
Ainda mais em tempos de crise, turbulência do Covid e ajustes econômicos, manter uma equipe de colaboradores feliz, comprometida e saudável é o investimento mais inteligente e ponderado.
E para você se energizar e se divertir, tenho um convite especial!
No dia 25 de Setembro às 21h, realizarei uma apresentação EXCLUSIVA do Stand Up “A Poderosa Sou Eu”. É isso mesmo, produção?
Retornarei aos palcos, estou com o coração pleno por esse marco e vocês são meus convidados de honra!
“A Poderosa Sou Eu” é um espetáculo inédito que reúne textos dos melhores momentos e versões sobre a atual fase da minha carreira como artista, refletindo sobre relacionamentos, momentos, mudanças, família, vida, terceira idade, viagens entre outros assuntos.
Estreio no Teatro FAAP (Rua Alagoas, 903). Dia 25 de Setembro às 21h.
Vendas: https://teatrofaap.showare.com.br/
Não fiquem de fora dessa. Venham Rir, se Energizar e se Divertir.
Realização: Palco 7 Produções
Brica Braque Produções
Leila Navarro – Palestrante Internacional com foco em Comportamento e Motivação | Empresária | Startuper | Escritora | Mentora | Conferencista
Redes Sociais:
http://www.leilanavarro.com.br/blog/
https://www.instagram.com/leilanavarrooficial/
http://br.linkedin.com/in/leilanavarro
https://www.youtube.com/user/leilanavarro
https://www.facebook.com/leilanavarro
https://twitter.com/leila_navarro