Feliz dia dos professores!
Apesar de estarmos no século XXI, em um período de novos protocolos, muitas escolas ainda utilizam métodos antigos para educar seus alunos. Não adianta uma escola ter infraestrutura de primeiro mundo, se o maior bem que ela tem não está reciclado, atualizado e apoiado: Os educadores.
Sabemos que a Pandemia do Covid alterou a dinâmica das escolas, que estão tendo que realizar atividades a distância desde meados de março. Os professores precisaram se reinventar para lidar com estas mudanças, sobretudo com os adventos tecnológicos. Em tempos de contingência a distância social nos salva, a tecnologia nos aproxima e a confiança garante! O movimento de mudança e da incerteza é irreversível e cada vez mais é necessário desenvolver competências e habilidades para encarar as adversidades da vida. Não podemos ser reativos, mas sim criativos!
É um Novo momento que estamos vivendo, a incerteza sempre estará presente ante a necessidade de uma decisão. A escola é o professor, portanto temos que mudar mais que a forma de educar, precisamos mudar de atitude. A pandemia, de um modo geral, tirou o professor da zona de conforto e faz de cada aula um novo desafio, provocando uma revolução, uma renovação constante no ritmo, no conteúdo, na forma, na postura e sobretudo na qualidade de ensino. Não dá mais para se acomodar em dar a mesma aula durante anos sem nenhuma modificação. Estamos em um mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), portanto é preciso inovação, criatividade, agilidade, diferencial para se auto-inspirar e inspirar seus alunos. Exercitar a autoconfiança e inspirar confiança. Precisa saber o que fazer para conseguir tornar o conteúdo das aulas em algo interessante, curioso, divertido e até mesmo irreverente.
NADA MUDA SE EU NÃO MUDAR! Leve isso com você! É necessário que o professor seja empreendedor, tenha iniciativa, corra atrás, não se dê por vencido, pois – A VIDA É FEITA DE SUCESSO OU APRENDIZADO. Não perca o orgulho dessa bela missão, esteja disponível para abraçar as adversidades da vida, os aprendizados deste período que estamos vivendo, reflita, se questione e estar munido de muita autoconfiança para quebrar paradigmas. Os orientais costumam dizer que: “ Hoje é melhor do que ontem e amanha será melhor do que hoje.”
Esta é a premissa da qualidade e da satisfação. Ótimo, mas hoje isto só não basta, não é o diferencial. O diferencial é encantarmos o cliente. E nesse caso , os clientes são os alunos. Eles têm que se encantar com a aula e com a maneira que é transmitida o conhecimento. Eles têm que ter prazer em aprender e sentir sua paixão pelo que está disposto a ensinar. Não esqueça, o diferencial de uma escola é você professor! E para finalizar essa homenagem, gostaria de compartilhar uma pequena história: Durante a evolução do cinema, havia um tempo em que se filmava e se gravava as peças de teatro e consideravam isso como um filme. Se analisarmos o cinema nos dias de hoje, enxergamos nitidamente a evolução dos processos, das possibilidades, dos jeitos e dos modos de se fazer um filme, e assim que acredito que seja com a educação. Achamos que educação à distância é isso que estamos vivendo e fazendo neste momento de contingência, mas daqui um tempo poderemos observar que será como o cinema. Há muitas outras possibilidades e maneiras de se reinventar. Pense nisso!
Deixo um presente especial para todos os educadores. Meu livro “Qual é o Seu Lugar no Mundo” Espero que possa fortalecê-los ainda mais! Estamos juntos nessa.
Clique no link para acessar o presente – http://bit.ly/presentedaleila