Poderosos,
Esta semana duas perguntas de fãs me levaram a desenvolver este post.
Cada uma das pessoas percebem seus impasses como únicos, mas tenho observado que as dúvidas das duas têm muito a ver com situações que todos nós vivemos um dia. Por isso, vamos compartilhar das dúvidas e caminhos que podemos percorrer juntos. Eu abro aqui um espaço para que você também possa compartilhar suas ideias e sugestões. As minhas já estão descritas abaixo, mas se você tiver alguma sugestão fique à vontade! Vamos crescer todos juntos? hehehe
Olá Leila Navarro,
Sou admiradora de seu trabalho, a considero uma mulher espetacular!
Tenho 29 anos, me formei em 2008 em comunicação empresarial, fiz alguns cursos na área para me atualizar e me manter no mercado, mas ainda não consegui nenhuma oportunidade na área.
é sempre assim o retorno das entrevistas que fiz: você é qualificada demais para uma vaga júnior ou não tem experiência em carteira, ou falta algum requisito ou sobra.
Em resumo trabalho em uma atividade que não necessita de formação superior, mas que executo com competência afinal é o que me garante a sobrevivência, mas que não me amplia horizontes.
Já tentei todos os lados, cheguei naquele ponto que beirando aos trinta fazemos uma reflexão:”e agora para onde vou?”
Que conselho você me daria?
Poderosa Vanessa!
Para onde você vai? O início da sua mensagem não combina com o final dela.
Primeiro que hoje idade não é uma condição limitadora para que possamos ter novas experiências e conhecer novos mercados.
Segundo porque com o currículo que você diz ter, então você deve estar procurando a oportunidade no lugar errado. Se você se mantém em um trabalho porque ele garante a sua sobrevivência, certamente você também não está no lugar certo.
O conteúdo da sua mensagem aponta que você está perdida, sem saber direito o que quer e para onde ir… e isso não é nada legal.
Você está disposta a zerar tudo isso? Então, vamos começar realmente do começo! Hehehe
Veja no final deste post algumas “Dicas relevantes”! Por meio desses toques você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre você mesma e estabelecer metas sustentáveis, que conduzam a sua carreira conforme você realmente quer. Vanessa, aqui está o início de um desafio para você.
Vá em frente! Não perca os seus sonhos de vista.
Boa sorte e um forte abraço,
Leila Navarro
——————————-
Bom dia Leila Navarro,
Não sei se pode me ajudar, mas… Tenho 50 anos e apos um casamento de 24 anos como dona de casa…, divorciada, resolvi voltar a estudar. Mas esta sendo muito difícil.
Faço faculdade de direito de manha e trabalho no Fórum a tarde como estagiaria. Na terça faço aula de inglês, pois a minha filha mais velha esta casada com um americano e mora na Florida e na quarta a noite estudo um curso pra concurso do TJ. Assim que eu passar e ser convocada, automaticamente meu ex-marido começa a diminuir a minha pensão alimentícia.
Mas competir com essa molecada que nasceu na era da tecnologia é complicado, o chip deles é mais novo que o meu e ai vem a dificuldade. Por isso estou aqui, tem alguma coisa que eu possa fazer pra aprender melhor, mais rápido e com melhor resultado, o meu único método que conheço ate agora não está funcionando, as minhas notas estão péssimas e acho que vou ter que desistir e se isso acontecer eu perco o meu estágio.
Já conheço o seu trabalho e admiro-a bastante pois também acho que rir ainda é o melhor remédio, mas no meu caso, está faltando algo mais do que isto. Se puder ajudar, desde já agradeço. Beth
Poderosa Beth!
Antes mesmo de concluir a leitura da sua mensagem parece que já identifiquei o “X” da questão!
Você é uma mulher poderosa, corajosa, decidida, com visão de futuro, mas… Infelizmente reconhece muito pouco disso tudo em você. Pense um pouco e diga quantas mulheres de 50 anos você conhece que tem a mesma garra que você? Digo mulheres da sua convivência, do seu meio profissional, próxima da sua realidade! Também passei pela experiência de dar um novo rumo à minha vida após o divórcio e sei que a bagagem não é leve, mas também tenho vivido experiências maravilhosas porque passei a acreditar e a investir nos meus sonhos. Dificuldades todos nós temos um dia. A diferença está na capacidade de transformar as dificuldades em oportunidades de aprendizado. Estamos diante de uma realidade bem diferente no que diz respeito à tecnologia, à inserção de jovens cada vez mais antenados no mercado de trabalho e uma competição enlouquecida, mas, apesar de tudo isso, você e eu, no auge de algumas décadas de vida, temos uma experiência e uma capacidade de observação que não se conquista de uma hora para a outra. A minha dica é que você pare de se comparar aos outros, seja você mesma, valorize-se e mantenha seus olhos fixos naquilo que você pode desbravar. Sugiro que você pare com o autojulgamento e se mantenha firma na batalha. Não desista da sua faculdade, do curso, de tudo o que você sonhou. O melhor e mais valioso aprendizado na vida e continuar aprendendo e aceitando desafios. Siga em frente Poderosa. Observe as “Dicas relevantes” que vem a seguir! Você tem tudo para vencer!
—————————————————————————————————————
DICAS RELEVANTES DE LEILA NAVARRO
Para todos nós chega um momento da vida em que dúvidas tentam nos barrar. E “esses momentos” podem acontecer em diversas fases e por diversos motivos. Para alguns pode ser por questões familiares, outros por questões de desenvolvimento pessoal, algumas pessoas se deparam com crises por decisões sobre a carreira, possibilidade de troca de emprego ou de atividade profissional. A questão é que, independentemente do “impasse”, o autoconhecimento faz total diferença no momento de uma decisão. Há algum tempo eu escrevi o livro “Qual é o seu lugar no mundo?”, o título é bem sugestivo e, por isso, desafio você, caro leitor, a responder a essa pergunta: Qual é o seu lugar no mundo?
Existem perguntas que nos levam a reflexões profundas e também a muitas dúvidas. O título deste livro é daqueles capazes de nos impulsionar a escrever outra obra de caráter autobiográfico. Pense a respeito e verá que essa afirmação é mais real que louca. Elaborar uma resposta rápida e convincente para a pergunta “Qual é o seu lugar no mundo?” não é tarefa fácil. Só quando nos conhecemos muito bem é que conseguimos corresponder a esse desafio de forma um pouco mais rápida. Para você sentir um pouco o que estou falando, clique aqui e leia um capítulo deste livro.
Outra dica importante que eu não posso deixar passar é para que você elabore o seu Planejamento Estratégico Pessoal e Profissional. Você não tem desculpas para adiar essa tarefa. No portal www.leilanavarro.com.br você encontrará um curso completo sobre este tema que certamente o ajudará a ampliar seus horizontes sobre sua própria vida. Comece o quanto antes e absorva cada etapa desse curso como uma oportunidade de aprendizado e siga em frente! Assim como as nossas duas leitoras expuseram suas “crises”, certamente você também tem as suas e poderá encontrar o caminho ideal a partir destas dicas. Depois, volte a esse espaço e faça os seus comentários. Os horizontes se ampliam para aqueles que se desafiam! Boa sorte!
4 comentários em “Você sabe quais são as reais oportunidades para a sua vida?”
Olá Leila, boa noite
Acabei de ser promovida a Lider Operacional gostaria muito de fazer cursos de aperfeiçoamento. Você teria algum para indicar?
Muito Obrigada,
Abraços,
Poderosa, Cristiane, a Amana key (http://www.amana-key.com.br) acho a melhor em termos de curso de liderança, é super especializado. Há também outras ótimas possibilidades para você começar a entrar nesse mundo. Há o INEXH (http://www.inexh.com.br), dê uma olhada no site e veja sobre os cursos, são cursos mais rápidos, intensivos, são realizados também aos finais de semana. O Sebrae tem coisas legais também e o Senac. Parabéns e boa sorte. Beijos. Leila
Leila, quanto à colocação da Vanessa, discordo um pouco da sua resposta, pois todos estão passando por um grande problema para inserção no mercado de trabalho. Reconheço que o espaço é pequeno para o tamanho do seu conhecimento sobre o assunto, mas acho interessante registrar que sua resposta foi evasiva. Quanto a Beth, é mesmo corajosa, decidida e poderosa, mas registro aqui que uma pessoa com cinquenta anos não tem o mesmo poder de aprendizado de outras com 20 anos, o que não significa que ela não conseguirá aprender. É uma condição que naturalmente ela vai conseguir dando o melhor e superar essa dificuldade.
Poderosos,
Acabei de ler a opinião da Maria C. Mota… e amei!
Maria, muito obrigada pela participação. A sua opinião é muito bem-vinda.
Uma das coisas que mais me atrai no mundo virtual é justamente a possibilidade de reunir opiniões diferentes sobre o mesmo assunto.
O tema do post desta semana pode render uma rica discussão e você já imaginou que dessa “conversa” muitas ideias podem surgir?
Então, se você está lendo agora essa mensagem, faça como a Maria… Deixe a sua opinião, comentário ou crítica.
São os ângulos diferentes para enxergar o mesmo ponto que nos conduzem ao crescimento e ao aprendizado!
Um forte abraço,
Leila Navarro