Facebook
Twitter
Banner-Leila-Navarro-Video-Institucional_01
Moldando o Futuro através da Educação
motivacao-e-engajamento-banner-site
Palestra-Felicibilidade-leila-navarro-Banner-site
Virar-o-jogo-site
Futurabilidade-site
Elas-fazem-acontecer-site
previous arrow
next arrow

Automotivação, Autoconhecimento e Protagonismo: A Chave da Alta Performance.

Vamos falar de Automotivação, Autoconhecimento e Protagonismo?

Você se conhece bem? Qual é o seu sentido de vida? Em pleno 2022, o seu propósito está evidente para você? Se sente motivado (a) para seguir em frente? Já se perguntou se está sendo de fato a/o protagonista da sua própria história e da sua carreira?

O autoconhecimento e a automotivação é singular, depende de cada um. Assim como a felicidade, em que cada pessoa se sente feliz com uma coisa. Vem de dentro pra fora, não de fora pra dentro. Isso tudo tem muito a ver com suas crenças, hábitos e cultura, mas também tem relação com seus hormônios, com seu estado de equilíbrio mental, físico e com sua qualidade de vida.

Chegamos em 2022 e você ainda está se perguntando como ser protagonista da sua própria vida? Não tem mapa, não tem regra, não tem código pra tudo isso. É vida e vida é mistério. Ainda não encarou que vivemos sob um universo de incertezas? Você precisa compreender quais são os fatores que norteiam e dão sentido à sua história. Se não estiver claro o porquê você faz as coisas, o porquê você se levanta todos os dias de manhã, não tem como encontrar a automotivação e o desenvolvimento pessoal.

As oportunidades estão em toda parte, com esse novo mindset, com a Retomada dos Negócios, com os avanços tecnológicos, com os novos protocolos do mundo…. As pessoas que são protagonistas de seus próprios sonhos e têm consciência de que também devem ser provedoras, incentivadoras e patrocinadores de iniciativas, conseguem pivotar e mudar a rota rapidamente quando necessário.

Um estudo recente do International Stress Management Association (ISMA) revelou que a cada dez brasileiros 9 começaram a sofrer de ansiedade e 47% demonstraram algum nível de depressão em 2020. O reflexo disso é a desmotivação na vida profissional e pessoal. A motivação vem do movimento, ou seja, da necessidade de sair de uma condição atual para uma condição futura. Com o advento da Pandemia, apontamos um tremendo fator de incerteza que tira a autonomia das pessoas. Pois, como os protocolam estabelecem é preciso esperar e ver como as coisas irão se acomodar, afetando assim a capacidade de cada um de nós desejar e almejar algo.

Fala-se muito que as empresas devem manter os funcionários motivados, com o que não concordo, pois não acredito em motivação provocada por fatores externos. Acredito é em automotivação, a capacidade de a própria pessoa motivar-se. É bem verdade que as empresas têm a responsabilidade em criar e manter um ambiente que proporcione a automotivação através da confiança, mas devem fazê-lo cuidando para não desmotivar as pessoas.

Não vejo como alguém pode sentir-se automotivado em uma organização na qual haja falta de confiança, por exemplo, pois esse clima obriga a pessoa a exercer certos controles sobre o entorno e ficar em estado de alerta. Se passeamos em uma rua escura no centro de uma cidade violenta, sozinhos, é natural que fiquemos tensos e atentos para o que possa acontecer. Nos sentimos em situação de vulnerabilidade e não temos a menor motivação para passear e desfrutar da brisa da noite ou da beleza da paisagem. Pois é algo semelhante o que ocorre em um ambiente de trabalho no qual impera a desconfiança.

A pessoa fica com todos os seus sentidos e sistemas fisiológicos em estado de alerta; observa os movimentos dos outros, preocupa-se com o que o chefe está achando de seu trabalho ou se é dela que os colegas falam baixinho do outro lado do escritório. Assim, torna-se muito difícil ter algum prazer no trabalho.

No mundo corporativo ser um profissional protagonista significa que você assume a responsabilidade pela evolução da sua carreira. Ou seja, você não deixa que seu desenvolvimento profissional dependa apenas da empresa, do ambiente ou do seu chefe. Pelo contrário, você assume responsabilidades, tem comprometimento com as entregas, automotivação e autoconfiança para tomar decisões. Um profissional que assume o seu protagonismo, executa com satisfação as atividades do dia a dia, é mais produtivo e impulsiona o crescimento na sua carreira. Ele se sente parte do “corpo” da empresa.

A busca por profissionais com esse perfil é uma prova de que essa habilidade vem sendo cada vez mais valorizada, especialmente pelas organizações contemporâneas, que precisam lidar com os desafios do trabalho remoto e com as circunstâncias econômicas e de mercado estabelecidas pela pandemia. Porém, como bem anuncia o prefixo auto, a automotivação é uma habilidade singular, que depende exclusivamente de cada pessoa e, por esta razão, o autoconhecimento é fundamental.

Explore o potencial Protagonista. Se eduque para ampliar seus repertórios, permitir novas formas de pensar, aprender e agir. Assuma o Protagonismo como a chave de alta performance para mudar e transformar todas as áreas da sua vida.

Leila Navarro – Palestrante Motivacional com foco em Comportamento e Motivação | Empresária | Startuper | Escritora | Mentora | Conferencista

www.leilanavarro.com.br

Redes Sociais:

http://www.leilanavarro.com.br/blog/

https://www.instagram.com/leilanavarrooficial/

http://br.linkedin.com/in/leilanavarro

https://www.youtube.com/user/leilanavarro

https://www.facebook.com/leilanavarro

https://twitter.com/leila_navarro

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras postagens

China

Fui para o Futuro e Voltei!

Você já imaginou como seria viajar para o futuro, aprender com ele e trazer soluções de volta ao presente? Essa é a sensação de estudar

china
Inovação

China: Uma Viagem para o Futuro

Você já parou para pensar sobre o mistério que envolve a cultura da China? Além do exótico e do secreto, eles estão na vanguarda da

Entre em Contato

Entre em contato com minha equipe. Será um prazer atendê-lo. Você também pode utilizar o formulário abaixo ou conversar via Chat Online.

NOSSOS CLIENTES

whatsapp-logo

Inicie uma conversa pelo WhatsApp