Facebook
Twitter
Banner-Leila-Navarro-Video-Institucional_01
Moldando o Futuro através da Educação
motivacao-e-engajamento-banner-site
Palestra-Felicibilidade-leila-navarro-Banner-site
Virar-o-jogo-site
Futurabilidade-site
Elas-fazem-acontecer-site
previous arrow
next arrow

Dicas para Home Office

O seu trabalho é Home Office?

Na pandemia da Covid-19 fomos obrigados a evitar aglomerações e por consequência disso várias empresas adotaram o sistema de trabalho Home Office, o que virou o novo normal para muitos trabalhadores até os dias de hoje.

Essa nova realidade veio repleta de desafios e disrupturas, não é mesmo? Ao mesmo tempo em que as pessoas tiveram que fazer adaptações para criar uma rotina produtiva e se conscientizar mentalmente de que, embora em casa, era hora de trabalhar, muitas outras pessoas logo entenderam que havia outros benefícios no trabalho remoto.

Trabalhar de casa têm suas vantagens e para que isso possa dar certo é importante ter uma internet de qualidade, infraestrutura, mudanças de comportamento, pensamentos, rotina e muito mais. O home office pode ser efetivo sim, mas o trabalhador precisa se conhecer. Os processos no trabalho remoto são totalmente diferentes dos habituais e presenciais, por isso, todas as empresas tiveram que se adaptar e modificar os seus propósitos e missões.

Dicas para Home Office

Muitos gestores e empresários têm explorado novos potenciais no home office, identificando novas áreas e necessidades emergentes com a pandemia, expandindo seus conhecimentos e se mantendo sempre fora da “zona de conforto”. Por outro lado, outras empresas não tiveram boas experiências ou até mesmo uma falta de preparo para lidar com a situação e contextos de seus funcionários e colaboradores.

Por exemplo, quando vislumbramos um ambiente de produtividade em casa, temos que levar em consideração o barulho que não podemos controlar: seja o cachorro latindo, a moto passando, o vizinho cantando, a criança do andar debaixo chorando e outros estímulos que por vezes não dialogam com o seu trabalho.

Outro ponto é que nós somos seres sociais por natureza, e por isso precisamos de um contraponto do ambiente doméstico para abrir os horizontes e enxergar novas possibilidades de relações. Ficar apenas em reuniões Online, não cria o mesmo vínculo de networking que você poderá conquistar ao sair de casa e trabalhar em um coworking, café ou outros espaços correlacionados, que agora estão legalizados para serem frequentados.

O trabalho em casa exige uma organização, disciplina e uma certa rotina não engessada. Temos que fazer paradas para as refeições e não procrastinar em relação a nossa saúde física e mental. Isso é muito importante! Não dá para ficar almoçando 16 horas da tarde, quando na empresa você almoçava às 13h, por exemplo. Por isso, um bom planejamento se faz indispensável! E para ajudar você que está nessa situação, confira 5 dicas que podem lhe ajudar a melhorar o seu home office.

1- Concilie a vida laboral com a vida doméstica. Converse com as pessoas que moram com você sobre suas necessidades de trabalho para que haja mais harmonia no seu período de ofício.

2- Monte um escritório/espaço de trabalho dentro da sua casa. De preferência, uma estrutura que você não precise montar e desmontar diariamente. Escolha um local agradável que lhe proporcione foco e concentração.

3- Crie um ritual de trabalho. Faça como você fazia quando trabalhava presencialmente. Acorde tal hora, tome banho, tome café, se arrume e se for preciso dê uma volta no quintal ou no condomínio para ter aquela sensação de trajeto até o trabalho. Não trabalhe de qualquer jeito! A maneira como se veste, se senta e se senti, afeta o seu desempenho. Em casa você acaba tendo mais liberdade para encontrar formas que lhe ajudem a ser mais produtivo, criativo e fluir melhor. Por exemplo: coloque uma música ambiente de fundo, sons da natureza, use umidificadores para criar uma atmosfera no ambiente, separe uns minutinhos para fazer um chá enquanto um arquivo carrega e etc.

4- Respeite os intervalos e os horários das refeições. Temos tendência de ir trabalhando direto, não é mesmo? “ Ah depois eu como… Ah depois eu paro…. “ Este tipo de comportamento só vai tomando uma proporção maior, você acaba perdendo a noção do tempo e sua vida vira literalmente trabalho. E o pior começa quando você sente a sensação que esperam algo de você e daí vem a culpa por deixar de lado os seus assuntos pessoais. Vida pessoal e profissional convivendo juntas é um grande exercício de autoestima, autorrespeito, autocontrole e sobretudo de autoconhecimento.

5- Procure se manter conectado a sua liderança, a sua equipe, a cultura da empresa, ao seu propósito e a camisa que está vestindo. Lembra quando você deixava fotos pessoais na mesa do escritório? Agora é hora de deixar algo da sua vida profissional próximo a você. Algo que lhe faça lembrar da relevância que este trabalho possui na sua vida. A conexão emocional e afetiva é um elemento importante do nosso desempenho e da nossa felicidade no trabalho.

Leila Navarro – Palestrante Motivacional com foco em Comportamento e Motivação | Empresária | Startuper | Escritora | Mentora | Conferencista

www.leilanavarro.com.br

Redes Sociais:

http://www.leilanavarro.com.br/blog/

https://www.instagram.com/leilanavarrooficial/

http://br.linkedin.com/in/leilanavarro

https://www.youtube.com/user/leilanavarro

https://www.facebook.com/leilanavarro

https://twitter.com/leila_navarro

Palestra Futurabilidade: https://leilanavarro.com.br/lp/futurabilidade-com-leila-navarro

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras postagens

China

Fui para o Futuro e Voltei!

Você já imaginou como seria viajar para o futuro, aprender com ele e trazer soluções de volta ao presente? Essa é a sensação de estudar

china
Inovação

China: Uma Viagem para o Futuro

Você já parou para pensar sobre o mistério que envolve a cultura da China? Além do exótico e do secreto, eles estão na vanguarda da

Entre em Contato

Entre em contato com minha equipe. Será um prazer atendê-lo. Você também pode utilizar o formulário abaixo ou conversar via Chat Online.

NOSSOS CLIENTES

whatsapp-logo

Inicie uma conversa pelo WhatsApp