Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
previous arrow
next arrow
Slider

10 dicas que todo líder deve ler

Você é um líder? Um campeão? Existe um espírito de equipe dentro de você?

 

Tenho observado atentamente o mercado e os mais diferentes tipos de comportamentos e decidi desenvolver dicas transformadoras para você que é líder no trabalho, em casa, no local de estudo, na comunidade, no grupo de amigos ou, no mínimo, na sua própria vida. Enfim, para você que é o protagonista da sua própria história. De alguma forma, em algum momento, todos nós somos líderes.E, se temos este espírito implícito de líder,devemos atuar e entender esta dinâmica sem rigidez. O importante neste momento é atingirmos as metas juntos, como uma equipe.

Pense: o líder responde pela equipe, mas a equipe é a voz do líder. Para ficar clara essa ideia, memorize uma equipe como se fosse um corpo humano. Me parece que o líder dessa equipe é o cérebro, concorda comigo? Pense agora no seu corpo. Diante de um perigo emergente e eminente, como se deparar com um leão no meio de uma selva. Não tenha dúvidas, as pernas começam a correr antes mesmo do cérebro emitir o comando: “Fujam”.

E, quando o coração percebe essa demanda, ele começa a bombear mais sangue, aumenta sua velocidade, todo o corpo começa a se mobilizar. Preste atenção. Nesse momento o coração é o líder. Mesmo que o cérebro fale:“Espere, já passou”.

Tudo isso é bem mais complexo do que estou tentando metaforizar. Mas de uma coisa tenho certeza: o corpo humano tem uma inteligência que independe do cérebro, que independe de um comando. É uma sinergia, uma sintonia, uma interdependência saudável e inteligente. Consegue enxergar a minha provocação? Isso é uma equipe. Quando essa equipe funciona, não há crise, não há leão que possa ameaçá-la.

Observando e refletindo sobre essas coisas organizei sugestões que devem ser absorvidas por líderes e, além disso, compartilhadas com equipes. Essas sugestões potencializarão a força da empresa para enfrentar momentos de crise, estresses e pressão, assim como um corpo humano saudável, pleno e consciente. Vamos nessa?

Seja sempre receptivo à mudança. Tratá-la como inimiga nos fará fracassar;

As mudanças podem ser vencidas com muito trabalho e inteligência, desde que todos estejam juntos. Para isso, os problemas devem ser abertos o máximo possível a toda equipe;

Encare a realidade, desafios e problemas sem subterfúgios;

Esteja disponível para receber delegações de tarefas especiais, mesmo que não estejam ligadas diretamente à sua função. Essa atitude demonstra comprometimento, evita argumentações desnecessárias e faz grande diferença em momentos de crise.O líder pode ser o pivô do time, mas um bloqueio seu pode ser a expertise do outro e, consequentemente, a vitória da equipe.

Não se economize e não se paralise com o medo. A confiança e o respeito da equipe ao trabalho de cada membro potencializam e fazem com que descubramos habilidades especiais em nós mesmos e nos outros. Esse é um dos lados positivos de passarmos juntos por uma crise.

O bom humor e a educação são fundamentais para qualquer ambiente organizacional. Isso proporciona um ambiente leve, produtivo e criativo.

Esteja aberto à criatividade. Vamos fazer mais, vamos abrir caminho para novas ideias, sugestões e críticas. Isso é crucial para o presente e para o futuro dos negócios;

Faça elogios. Reconheça o bom desempenho dos membros de sua equipe. Uma equipe madura não fica esperando que esse tipo de reconhecimento venha do chefe ou da empresa. Só assim a equipe se tornará mais motivada, unida e comprometida com os desafios e resultados.

Não contrarie o senso comum. Sugestões ousadas e, às vezes, até decisões ousadas, que sejam baseadas na realidade da empresa, mercado ou negócios, são o caminho para o sucesso.

Trate bem os membros da equipe e dê a oportunidade para que sejam ouvidos. Assim, se sentirão dignos e pertencentes à equipe.

 

Você gostou dessas dez dicas*?
Coloque em prática e supere qualquer crise com a sua equipe. Juntos somos mais!

Um abraço,

Leila Navarro

*Essas dez dicas foram extraídas da palestra “O poder da superação em tempos de crise”. Nos últimos meses, dezenas de empresas contrataram este tema. Saiba mais em http://www.leilanavarro.com.br/?pg=palestras-mais-pedidas&idpalestra=4. Este pode ser o melhor momento para preparar a sua equipe e dar a volta por cima, em busca de resultados animadores.

Conectada às Redes
https://leilanavarro.com.brblog/
https://www.facebook.com/leilanavarro
https://www.instagram.com/palestranteleilanavarro
https://twitter.com/leila_navarro
http://www.youtube.com/leilanavarro
http://br.linkedin.com/in/leilanavarro
http://pt.slideshare.net/leilanavarro

Portal Leila Navarro http://www.leilanavarro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outras postagens

Contato

Entre em contato com minha equipe. Será um prazer atendê-lo. Você também pode utilizar o formulário abaixo ou conversar via Chat Online.

NOSSOS CLIENTES

Sobre a Leila Navarro

Com um visual exuberante e felicidade estampada no rosto, a palestrante motivacional Leila Navarro está longe de realizar apresentações convencionais. Seu estilo de apresentação é definitivamente “fora da caixa”. Em uma época em que poucos ainda acreditavam na competência profissional feminina e a inserção das mulheres no meio empresarial era ainda muito tímida, ela passou a defender argumentos importantes e pouco aplicados no mundo dos negócios. Com o tempo, seus conceitos foram comprovados como diretrizes para uma carreira bem-sucedida e hoje suas palestras são consideradas importantes experiências de autocoaching em grupo que incentivam à ascensão de carreiras e empresas.

Newsletter

Redes Sociais

© 2021 Todos os Direitos Reservados – Leila Navarro

E-mail: [email protected] | Tel.: (11) 4790 2029 | Atendimento Online

Inicie uma conversa pelo WhatsApp