Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Retomada-ao-trabalho_SITE
TopOfMind-data-cadastro_SITE
Top-Of-Mind_SITE
Palestrante_SITE
Palestra-Recalculando-a-Rota_SITE
Palestra-Motivação-Engajamento-da-equipe-em-tempos-dificeis
Escritora_SITE
Redes-e-Blog_SITE
Viagem-Sabatica_SITE
previous arrow
next arrow

A importância do humor na Vida, no Trabalho e na Palestra.

Uma função importante do humor é ser facilitador das relações sociais, sendo o primeiro passo para a aproximação dos indivíduos, aumentando o nível de aceitação e confiança entre duas ou mais pessoas ou nas situações de grupo (Morrell, 1997; Chapman, 2007).

O humor é um estado de espírito, muitas vezes utilizado a favor da vida e das relações. O humor funciona também para expressar aquilo que não conseguiria ser dito de outra forma. Pode aparecer em uma crítica mais delicada ou no modo de apontar um erro em alguém.

 

O advento da Pandemia interrompeu a vida cotidiana e desencadeou uma onda de ansiedade e estresse global. Mas, isso não é novidade para ninguém! Viktor Frankl já dizia: Quando não podemos mais mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos. E agora, mais do que nunca, é essencial encontrar maneiras criativas de nos acalmarmos quando nos sentirmos estressados e com a saúde mental abalada. Independente do seu contexto social e econômico, só você têm o poder de controlar seus pensamentos e emoções. Aliás, é apenas isso que podemos controlar, pois o restante são incertezas.

Acho que não preciso convencer ninguém da importância que o bom humor e o riso têm na vida da gente, mesmo em momentos de contingências. Estudos científicos comprovam que o riso diminui o estresse, estimula o sistema imunológico, protege contra doenças (ou favorece a cura), acelera o coração, oxigena o corpo e até queima calorias, olha só que maravilha! O riso provoca a liberação de endorfina, substância que produz a sensação física de prazer e bem-estar.

Quando foi a última vez que você teve uma ataque de riso, daqueles que tiram o fôlego, deixam o rosto vermelho e fazem até lacrimejar os olhos? Fale a verdade: isso não é bom demais? Não são deliciosos aqueles dias em que nós, por um motivo qualquer estamos bem-humorados como se estivéssemos visto um passarinho verde?

Dá pra acreditar que há pessoas que reprimem suas manifestações de alegria, suas gargalhadas, porque têm vergonha disso? Passamos a reprimir nossa criança interior porque não achamos adequados certos modos, atitudes ou reações. Para aparentar seriedade, maturidade e autocontrole, restringimos a expressão de nossos sentimentos mais verdadeiros e intensos. A vibração do riso é uma massagem para o corpo e emana boas energias ao Universo.

Em minhas palestras motivacionais, costumo ensinar as pessoas a sentar-se bem na beirada da cadeira, sentindo aqueles ossinhos que temos no bumbum (os ísquios) e segurar a barriga na faixa abaixo do umbigo. Então, digo a elas pra dar uma risada bem alta, e chacoalhar bem a barriga. Esse exercício é ótimo, massageia todos os órgãos internos, tudo que está ali nas “partes baixas”. Use o humor como ferramenta para mudança de comportamento, para entrega de conteúdo e para desbloqueio de criatividade. Precisamos levar o bom humor na vida, na carreira e nas relações humanas.

Por exemplo, quem nunca viveu alguma história engraçada na escola? Quem nunca enfrentou o professor para deixar a aula mais emocionante? E qual professor nunca teve vontade de aprontar com seus alunos? Quem nunca matou aula em um dia de verão? Quase todos nós vivemos alguma história louca, emocionante, divertida, incomum, pois é lá – nesse recinto sagrado – que vivemos provavelmente os nossos melhores anos. Então, por que não relembrá-los de forma mais engraçada e divertida?

A virtude do humor é a capacidade que o ser humano tem de rir de si mesmo, de rir com o outro e das circunstâncias e, com isso, usufruir da alegria de viver. É o humor que permite a profissionais bem-sucedidos sejam mais felizes, realizados, terem mais prazer no que fazem e com certeza obterá mais resultados nos seus projetos! (Rir é melhor que falar a mesma língua. – Mia Couto)

E para você, palestrante, lhe dou um conselho: saiba que Palestra não é Stand Up, mas tem que ter humor. Além de instrumento de realização pessoal e de promoção da saúde, o humor é uma poderosa ferramenta educacional. Transmitimos uma melhor mensagem aos ouvintes e sabe por quê? Quando encaramos com naturalidade e serenidade os próprios erros e os erros alheios, sem traumas, sem preconceitos, sem distinções, isso nos ajuda a educar e a nos educar para o trabalho e para a vida. O humor é uma excelente virtude para o desenvolvimento humano. Se você ainda não tem essa habilidade, busque estratégias para desenvolvê-la e certamente será muito mais feliz e realizado. Fiquem ligados que em breve teremos novidade por aqui. Até a próxima leitura!

Leila Navarro – Palestrante Internacional com foco em Comportamento e Motivação | Empresária | Startuper | Escritora | Mentora | Conferencista

www.leilanavarro.com.br

 

Redes Sociais:

http://www.leilanavarro.com.br/blog/

https://www.instagram.com/leilanavarrooficial/

http://br.linkedin.com/in/leilanavarro

https://www.youtube.com/user/leilanavarro

https://www.facebook.com/leilanavarro

https://twitter.com/leila_navarro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Outras postagens

Sem categoria

Você tem Valor! Setembro Amarelo

Poderosos, o mês de Setembro está aí! Período que termina o inverno e começa um novo florescer com a chegada da primavera. Momento de conscientização

A vida não precisa ser tão complicada

Invista na Felicidade

A felicidade está em você, deixe transbordar!   Em minhas experiências em viagens, certa vez já fui para o Butão, onde pesquisei sobre o FIB

Automotivação

No caminho da Felicidade

Felicidade: uma questão de escolha! Eu escolho a felicidade no meu caminho e você? Há uma frase do doutor Mike Murdock, que diz: “A atmosfera

Entre em Contato

Entre em contato com minha equipe. Será um prazer atendê-lo. Você também pode utilizar o formulário abaixo ou conversar via Chat Online.

NOSSOS CLIENTES

Com um visual exuberante e felicidade estampada no rosto, a palestrante motivacional Leila Navarro está longe de realizar apresentações convencionais. Seu estilo de apresentação é definitivamente “fora da caixa”. Em uma época em que poucos ainda acreditavam na competência profissional feminina e a inserção das mulheres no meio empresarial era ainda muito tímida, ela passou a defender argumentos importantes e pouco aplicados no mundo dos negócios.

Com o tempo, seus conceitos foram comprovados como diretrizes para uma carreira bem-sucedida e hoje suas palestras são consideradas importantes experiências de autocoaching em grupo que incentivam à ascensão de carreiras e empresas.

Central de Atendimento

Acesso Rápido

Newsletter

Cadastre seu melhor e-mail para receber nossas novidades em primeira mão.

Deixe sua mensagem, Retornaremos muito em breve!

Leila Navarro © Todos os direitos reservados
Conheça também nossa Política de Privacidade e Cookies do site

Desenvolmento: Lecare Digital Marketing | Design: Suhet

Inicie uma conversa pelo WhatsApp