Você sabe o que é antifrágil?
Como prosperar diante o Caos? Como você lida com situações adversas da vida? Você é do tipo de pessoa que se desmotiva quando as coisas saem do controle? Ou você é daquele tipo de pessoa que não se deixa abalar por nada?
Cada um de nós possui uma característica única frente aos imprevistos do cotidiano, não é mesmo? Muitas pessoas gastam toda sua energia tentando evitar o caos do dia a dia, no entanto, isso é algo que foge do nosso alcance e controle. É por isso que adotei um lema para minha vida: “Não seja reativo, seja criativo. Abrace a diversidade.”
Se uma pessoa é frágil, ela se desestabiliza facilmente com as adversidades e incertezas da vida. Por outro lado, uma pessoa antifrágil, é aquela que não evita a todo custo os problemas da vida, ao contrário, ela encara todos eles de frente e sempre busca um aprendizado contínuo com eles.
O antifrágil está além da resiliência e da robustez. O resiliente resiste às colisões e permanece igual, o antifrágil fica cada vez melhor e se desenvolve. O resiliente conserta. O antifrágil converte. Essa característica está por trás de tudo aquilo que muda ao longo do tempo: evolução, cultura, ideias, revoluções, formas de governo, inovação tecnológica, sucesso cultural, econômico, mobilidade, sobrevivência corporativa e etc.
A lógica do antifrágil é algo muito interessante, pois faz o rompimento completo com as teorias convencionais, em que o oposto de fragilidade é algo extremamente forte e que possui uma enorme resiliência. É mais do que simplesmente possuir resiliência.
O antifrágil adora a aleatoriedade e a incerteza, o que também significa decisivamente – amor por certa margem de erros. A antifragilidade tem um atributo singular de nos tornar aptos a lidar com o desconhecido, de fazer as coisas sem compreendê-las e fazê-las bem. Permita-me ser mais contundente, somos muito mais eficientes fazendo do que pensando graças a antifragilidade. Em outras palavras, a antifragilidade é como uma resiliência moderna dentro de um mundo VUCA e BANI.
Para se tornar uma pessoa antifrágil, é preciso assumir situações de risco, pois somente assim estaremos suscetíveis a acertos e fracassos, e como consequência, ao aprendizado. Estou literalmente devorando esses novos conceitos e compartilhando aqui com vocês.
Por isso, para finalizar o texto gostaria de compartilhar uma dica de leitura:
“Antifrágil” por Nassim Nicholas Taleb
Extremamente ambicioso e multidisciplinar, “Antifrágil” por Nassim Nicholas Taleb é um livro sobre como se comportar ― e prosperar ― em um mundo cheio de imprevistos. Erudita e espirituosa, a mensagem de Taleb é revolucionária: o que não é antifrágil certamente sucumbirá.
Você prefere os momentos de estabilidade ou de instabilidade? O caos te assusta ou te motiva? Você enxerga a crise como um problema ou uma oportunidade? Nos seus projetos, você precisa ter tudo sob controle ou de saber se virar diante do imprevisível? Até a próxima leitura!
Leila Navarro – Palestrante Motivacional com foco em Comportamento e Motivação | Empresária | Startuper | Escritora | Mentora | Conferencista
Redes Sociais:
http://www.leilanavarro.com.br/blog/
https://www.instagram.com/leilanavarrooficial/
http://br.linkedin.com/in/leilanavarro
https://www.youtube.com/user/leilanavarro