Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
previous arrow
next arrow
Slider

Autoconhecimento, pra quê?

Por Leila Navarro

É comum encontrarmos profissionais em apuros quando solicitados a “pensar fora da caixa”, resolver problemas, propor soluções arrojadas e inovadoras. Cada vez mais precisamos de habilidades e atributos que não aprendemos no ensino formal. Experiências da vida e do cotidiano têm sido fatores relevantes para engrenar homens e mulheres na rota da ascensão profissional e melhor qualidade de vida.

Quando falamos em carreira de sucesso, podemos alinhavar o termo a diversas possibilidades. Isso porque o significado da palavra ‘sucesso’, na prática, não nos conduz a um único sentido – tem diferentes dimensões para cada indivíduo. Cada pessoa tem a sua visão de sucesso e esse cenário é construído de forma bastante peculiar para cada um de nós. Para um ele pode representar uma vida pacata, um emprego estável, carteira registrada e um salário fixo suficiente para viver. Para outro, ser presidente ou diretor de uma multinacional, ter agenda cheia de compromissos, reconhecimento social ou uma gorda conta bancária que garanta renda sem grandes preocupações.

Os extremos não invalidam o conceito nem as bases para alcançá-lo porque sucesso não tem a ver com fama, popularidade, condição social ou riquezas. A verdadeira conotação do termo está ligada à satisfação íntima, à realização de sonho, à conquista de um objetivo particular que tenha sido criado a partir de parâmetros pessoais. Por sua vez, a conquista de objetivos está intimamente ligada ao conhecimento de quem somos e o que gostamos de fazer. Subjetivismo? Certamente não. É algo paradoxal.

Autoconhecimento é a palavra de ordem! Um aspecto relevante dessa competência é a identificação de talentos – a capacidade que cada um de nós tem de explorar os frutos da experiência pessoal para alcançar a realização. Pessoas que conquistam o seu espaço e o sustenta são aquelas que identificam e assumem as coisas que gostam e sabem fazer com naturalidade, facilidade e prazer. O reconhecimento de aptidões e habilidades permite a criação de uma trajetória pessoal e profissional diferenciada e bem-sucedida. No mundo dos negócios o conhecimento e o capital intelectual não são tudo. O sucesso acontece naturalmente para as pessoas que têm a coragem e a simplicidade de serem elas mesmas. Pense nisto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outras postagens

Contato

Entre em contato com minha equipe. Será um prazer atendê-lo. Você também pode utilizar o formulário abaixo ou conversar via Chat Online.

NOSSOS CLIENTES

Sobre a Leila Navarro

Com um visual exuberante e felicidade estampada no rosto, a palestrante motivacional Leila Navarro está longe de realizar apresentações convencionais. Seu estilo de apresentação é definitivamente “fora da caixa”. Em uma época em que poucos ainda acreditavam na competência profissional feminina e a inserção das mulheres no meio empresarial era ainda muito tímida, ela passou a defender argumentos importantes e pouco aplicados no mundo dos negócios. Com o tempo, seus conceitos foram comprovados como diretrizes para uma carreira bem-sucedida e hoje suas palestras são consideradas importantes experiências de autocoaching em grupo que incentivam à ascensão de carreiras e empresas.

Newsletter

Redes Sociais

© 2021 Todos os Direitos Reservados – Leila Navarro

E-mail: [email protected] | Tel.: (11) 4790 2029 | Atendimento Online

Inicie uma conversa pelo WhatsApp