Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Retomada-ao-trabalho_SITE
TopOfMind-data-cadastro_SITE
Top-Of-Mind_SITE
Palestrante_SITE
Palestra-Recalculando-a-Rota_SITE
Palestra-Motivação-Engajamento-da-equipe-em-tempos-dificeis
Escritora_SITE
Redes-e-Blog_SITE
Viagem-Sabatica_SITE
previous arrow
next arrow

A importância da criatividade em momentos de contingência.

Por Leila Navarro

Em todos os momentos de caos e de grandes transformações, a criatividade é extremamente importante. Ela nos impulsiona a contornar, criar formas, estratégias e insights do que fazer para agir diante às incertezas. Para criar e inovar precisamos trabalhar além do processo criativo, nossa iniciativa, coragem, o saber se arriscar, experimentar, abandonar o medo do ridículo e desenvolver uma mentalidade de Waze. Primeiro saber onde você está, saber mais ou menos onde quer chegar, ter ao menos uma direção, mas no meio do caminho estar aberto a recalcular a rota quantas vezes for necessário e sobretudo aprender diante esse caminhar.

No pensar da criatividade hoje em dia, há um campo muito crucial, que na minha opinião é algo que deveria ser ensinado desde a pré-escola, chamado Design Thinking. Esse pensamento moderno nos evidencia ferramentas necessárias para resolver os problemas e lidar com o caos. É um mindset que precisamos ter e desenvolver para nós adaptarmos às mudanças com maior velocidade. Saber criar o caos, gerenciar o caos, transitar no meio do caos e jogar com o caos. Fica mais fácil de visualizar essa situação se imaginarmos como se fosse um jogo de tabuleiro, chamado O Jogo do Caos, indicado para todas as idades.

Todo trabalho criativo exige reflexão e a livre expressão de ideias e pensamentos. Nesse sentido, o Design Thinking é uma abordagem que permite olhar para a ponta antes de inovar, evidenciando três pontos:

– Empatia: é necessário ter uma relação com o problema e se colocar no lugar de determinada situação;

– Co-Criar: não tem como fazer uma criação sozinho, precisamos nos unir com outras pessoas, com ideias diferentes, com outros paradigmas e uma gama maior de referências;

– Prototipar: criar um modelo para iniciar o processo de execução e atuação do projeto.

Em Israel se você perguntar para uma criança de 4 anos de idade o que ela gostaria de ser quando crescer, a resposta é: CEO de Startup. É uma coisa extremamente interessante de se observar, pois ter uma mentalidade de Startup implica no fato de se apaixonar pelos problemas e com isso desenvolver soluções em escala exponencial. As crianças já são institucionalizadas a se apaixonar pelos problemas e não a rejeitá-los.

Outra habilidade crucial do século XXI é o Future Design. Seu objetivo é examinar o futuro e ser metodologicamente responsável por conduzir e analisar de maneira informada as mudanças que estão prestes a acontecer no mundo e nos próximos anos. Observar sinais sobre os fatores decorrentes do universo, do comportamento humano e através disso vislumbrar sobre o que poderá acontecer para investir em um determinado caminho. Você sabe como anda a sua criatividade? Consegue ter pelo menos uma idéia diária? O que você faz para alimentar seu processo criativo? Já reparou em que condições e momentos você tem as melhores idéias? Essas idéias são utilizadas única e exclusivamente na sua vida pessoal ou você compartilha com outras pessoas?

Esse incentivo à criatividade extrai boas soluções tanto para os negócios quanto para a sua própria vida e é uma grande arma para os momentos, que não são poucos, de crise, pressão e contingência. Ter idéias criativas é o mesmo que ter organização e boa análise dos acontecimentos que estão ao seu redor. É estar em pura sintonia com o universo de incertezas. Bem-vindo ao século XXI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Outras postagens

Sem categoria

Você tem Valor! Setembro Amarelo

Poderosos, o mês de Setembro está aí! Período que termina o inverno e começa um novo florescer com a chegada da primavera. Momento de conscientização

A vida não precisa ser tão complicada

Invista na Felicidade

A felicidade está em você, deixe transbordar!   Em minhas experiências em viagens, certa vez já fui para o Butão, onde pesquisei sobre o FIB

Automotivação

No caminho da Felicidade

Felicidade: uma questão de escolha! Eu escolho a felicidade no meu caminho e você? Há uma frase do doutor Mike Murdock, que diz: “A atmosfera

Entre em Contato

Entre em contato com minha equipe. Será um prazer atendê-lo. Você também pode utilizar o formulário abaixo ou conversar via Chat Online.

NOSSOS CLIENTES

Com um visual exuberante e felicidade estampada no rosto, a palestrante motivacional Leila Navarro está longe de realizar apresentações convencionais. Seu estilo de apresentação é definitivamente “fora da caixa”. Em uma época em que poucos ainda acreditavam na competência profissional feminina e a inserção das mulheres no meio empresarial era ainda muito tímida, ela passou a defender argumentos importantes e pouco aplicados no mundo dos negócios.

Com o tempo, seus conceitos foram comprovados como diretrizes para uma carreira bem-sucedida e hoje suas palestras são consideradas importantes experiências de autocoaching em grupo que incentivam à ascensão de carreiras e empresas.

Central de Atendimento

Acesso Rápido

Newsletter

Cadastre seu melhor e-mail para receber nossas novidades em primeira mão.

Deixe sua mensagem, Retornaremos muito em breve!

Leila Navarro © Todos os direitos reservados
Conheça também nossa Política de Privacidade e Cookies do site

Desenvolmento: Lecare Digital Marketing | Design: Suhet

Inicie uma conversa pelo WhatsApp