Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
previous arrow
next arrow
Slider

Precisamos falar sobre a saúde mental da mulher

saúde da mulher

Estamos na semana do Dia da Mulher que ocorreu agora nesta segunda, então resolvi aproveitar este gancho para falar um pouco sobre algo extremamente importante, falaremos sobre a saúde mental das mulheres.

Falar de saúde feminina vai muito além das campanhas de prevenção ao câncer de mama ou de colo de útero. Esse assunto precisa ser discutido e abordado com seriedade.

Você sabia que nós mulheres possuímos o risco 1,54 maior que os homens para a incidência de qualquer transtorno mental? Alguns dos principais fatores potencializadores para o adoecimento psicológico das mulheres são:

  • Atribuição das tarefas domésticas inteiramente à mulher, contribuindo para uma jornada repetitiva e estressante de trabalhar, cuidar da família e da casa;
  • A oscilação hormonal que causa a queda de estrogênio, responsável pela alteração de humor;
  • A falta de momentos de lazer e descanso;
  • Casos de violência sexual, onde acabamos muitas vezes nos colocando como culpadas pelo ocorrido.

Vários estudos epidemiológicos sustentam a informação de que a depressão é aproximadamente duas vezes mais prevalente em mulheres do que em homens, principalmente no periodo entre a 1ª menstruação e a menopausa. Isso ocorre por conta das inúmeras oscilações hormonais que acontecem dentro deste período.

E esse déficit em nossa saúde mental acaba gerando no meio corporativo custos empresariais altíssimos, isso porque o colaborador deprimido tende a faltar mais, onera mais os planos de saúde e tem relações interpessoais piores, reduzindo a produtividade individual e em equipe.

Irei mencionar uma frase do livro “Vivendo de Amor” da autora, professora, teórica feminista, artista e ativista social estadunidense Bell Hooks que é muito válida sobre o assunto:

“A partir do momento que acreditarmos, de preferência desde crianças, que nossa saúde emocional é importante, poderemos suprir nossas outras necessidades.”

Nós mulheres não podemos deixar de lado a importância de termos nossa saúde mental e emocional em dia, pois ela reflete diretamente em todas as áreas de nossas vidas, sem exceções. Por isso é importante que tenhamos um cuidado redobrado com a nossa saúde.

Não temos que ter vergonha de procurar ajuda, no fundo todo ser humano necessita de uma boa terapia. Então se necessário, vá atrás de um profissional da área, se ajude o quanto antes. Não precisamos chegar no limite para então procurarmos ajuda.

Existem também algumas práticas que interferem diretamente na nossa saúde mental, como uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. Ou seja, cuide do seu corpo!

Existem as mulheres fortes e as que ainda não descobriram sua força. Estamos juntas nessa, poderosa!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outras postagens

Contato

Entre em contato com minha equipe. Será um prazer atendê-lo. Você também pode utilizar o formulário abaixo ou conversar via Chat Online.

NOSSOS CLIENTES

Sobre a Leila Navarro

Com um visual exuberante e felicidade estampada no rosto, a palestrante motivacional Leila Navarro está longe de realizar apresentações convencionais. Seu estilo de apresentação é definitivamente “fora da caixa”. Em uma época em que poucos ainda acreditavam na competência profissional feminina e a inserção das mulheres no meio empresarial era ainda muito tímida, ela passou a defender argumentos importantes e pouco aplicados no mundo dos negócios. Com o tempo, seus conceitos foram comprovados como diretrizes para uma carreira bem-sucedida e hoje suas palestras são consideradas importantes experiências de autocoaching em grupo que incentivam à ascensão de carreiras e empresas.

Newsletter

Redes Sociais

© 2021 Todos os Direitos Reservados – Leila Navarro

E-mail: [email protected] | Tel.: (11) 4790 2029 | Atendimento Online

Inicie uma conversa pelo WhatsApp