Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Retomada-ao-trabalho_SITE
TopOfMind-data-cadastro_SITE
Top-Of-Mind_SITE
Palestrante_SITE
Palestra-Recalculando-a-Rota_SITE
Palestra-Motivação-Engajamento-da-equipe-em-tempos-dificeis
Escritora_SITE
Redes-e-Blog_SITE
Viagem-Sabatica_SITE
previous arrow
next arrow

Procura-se um Mentor

Por Leila Navarro

Você sabe o que é mentoria? Você já teve algum mentor na sua vida? Será que todo mundo precisa de um mentor em algum momento?

É evidente que muitas empresas e profissionais perdem espaço no mercado porque permanecem centradas na própria bolha e resistem ao conhecimento de expertises alheias que podem encurtar o caminho para grandes realizações. Você já parou para pensar que muitos dos momentos difíceis que passamos em nossa vida profissional ou pessoal já foram vividos por outras pessoas? E que hoje podem acumular grandes e poderosas experiências? Que alguém possa ter uma visão além dos seus paradigmas?

Estou na minha quarta carreira profissional e ao longo de todo o percurso, sempre tive mentores no meu caminho. Inclusive, nessa atual carreira como Palestrante Motivacional há mais de 21 anos. Com todos os prêmios, sucesso, credibilidade e notoriedade que conquistei, há um Backstage por trás de tudo isso: apoio e luz para me auxiliar nessa empreitada.

Em linhas gerais, um mentor pode ser entendido como alguém com mais conhecimento e experiência sobre determinada área, no qual pode auxiliar seu mentorado a chegar na melhor expressão de si mesmo, à sua excelência. O mercado mudou! O mundo mudou! Hoje, como mentora, eu não abro mão de analisar quatro aspectos cruciais para o processo de mentoria:

Feedbacks – Feedback não é uma coisa fácil de dar ou de ouvir. Algumas pessoas têm mais facilidade e outras não. Mas, é importante que essa mensagem seja pensada e dita com sinceridade, aberturas, carinho, compaixão e sem melindres. Em outras palavras, um feedback tem que ser nu. Especialmente se você recebe essa mensagem de alguém que admira, alguém que o inspira, alguém que torce por você e pelo seu sucesso. E pode ter certeza que o maior agradecimento do seu mentor é fazer com que o mentorado realize seus sonhos e objetivos. Esse é o maior cachê! O mentor sabe o mapa e entrega a bússola para seu mentorado se Nortear. O mentor ensina os atalhos, mas quem faz o caminho é o próprio mentorado.

Compartilhar conhecimento e experiências – É uma atitude madura, abrir espaços para troca e para o crescimento tanto pessoal quanto profissional;

Estimular autonomia – Conscientizar alguém, respeitar o tempo de aprendizado da pessoa e valorizar as iniciativas. Agora, reflita comigo:

“Certa vez, o discípulo chega para o seu mestre e pergunta: – Mestre, eu não consigo entender suas metáforas. O senhor poderia me explicar melhor os significados de tudo isso?

E o mestre disse: – Ei, você quer esse pêssego?

O discípulo sem entender nada respondeu: Sim! Eu quero!

E como o mestre já estava com a faca na mão, aproveitou para perguntar: Você quer que eu descasque para você? Corte em pedaço?

O discípulo com muita empolgação respondeu: Sim! Eu quero, muito obrigado.

O mestre novamente questionou: Você quer que eu coloque na sua boca?

O discípulo respondeu: Nossa mestre, não precisa tanto. Muito obrigado!

Você quer que mastigue para você?
Não mestre, aí já é demais!”

Fazer a roda girar – Se você é escritor de sucesso e mentor sobre isso, como ensinará e mostrará os caminhos para que o mentorado escreva também um Best Seller? Como o mentorado vai conseguir chegar lá? Como está o mercado e as aberturas para isso? Então, basicamente o papel do mentor nesse aspecto, é fazer com que a roda gire. Que as coisas não fiquem apenas em teorias, mas também sejam executadas na prática com atitudes ideias para alcançar os devidos resultados. Fazer com que o mentorado mastigue seu próprio pessêgo, engula, digira e que plante outros pêssegos.

Eu sempre brinco que o objetivo da minha mentoria, não é levar o mentorado até a porta da igreja, até o altar, mas sim até a lua de mel e falar: Agora é com você! Ou você quer que eu tire a sua roupa também? Isso é uma metáfora que eu criei para deixar claro que quem é palestrante palestra, quem é líder lidera e quem ama faz amor.

A frase que eu acho importante ouvir de um mentorado é a seguinte: Eu quero ser você amanhã! E hoje vejo que, com mais de 60 anos de vida, quarta carreira profissional e beirando aos 21 anos no mercado de Palestras, penso em deixar um legado e o processo de mentoria é uma forma de eu poder orientar, colaborar e incentivar pessoas que têm o mesmo desejo, talento, missão e propósito. Tenho os mapas e atalhos para esse caminho. A gente só vê no outro, o que tem dentro de si. E mais importante que isso, o mentorado precisa admirar o seu mentor na qualidade do que está buscando. Afinal, o que você transmite, volta com intensidade.

E para você que deseja ser um Palestrante de Sucesso e Empresário do seu Próprio Talento, venha conhecer mais sobre o meu projeto de Mentoria: Speaker Talent Brasil.

Estamos com vagas abertas e LIMITADAS! O mundo digital está abrindo novas possibilidades na área de palestras online. Você está preparado para aproveitar essa nova onda de oportunidades?

Saiba mais em: https://speakertalent.com.br/

 

 

Recalcule a rota: https://leilanavarro.com.br/lp/recalculando-a-rota/

 

Palestrante Internacional com foco em Comportamento e Motivação | Empresária | Startuper | Escritora | Mentora | Conferencista

www.leilanavarro.com.br

 Redes Sociais:

http://www.leilanavarro.com.br/blog/

https://www.instagram.com/leilanavarrooficial/

http://br.linkedin.com/in/leilanavarro

https://www.youtube.com/user/leilanavarro

https://www.facebook.com/leilanavarro

https://twitter.com/leila_navarro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Outras postagens

Sem categoria

Você tem Valor! Setembro Amarelo

Poderosos, o mês de Setembro está aí! Período que termina o inverno e começa um novo florescer com a chegada da primavera. Momento de conscientização

A vida não precisa ser tão complicada

Invista na Felicidade

A felicidade está em você, deixe transbordar!   Em minhas experiências em viagens, certa vez já fui para o Butão, onde pesquisei sobre o FIB

Automotivação

No caminho da Felicidade

Felicidade: uma questão de escolha! Eu escolho a felicidade no meu caminho e você? Há uma frase do doutor Mike Murdock, que diz: “A atmosfera

Entre em Contato

Entre em contato com minha equipe. Será um prazer atendê-lo. Você também pode utilizar o formulário abaixo ou conversar via Chat Online.

NOSSOS CLIENTES

Com um visual exuberante e felicidade estampada no rosto, a palestrante motivacional Leila Navarro está longe de realizar apresentações convencionais. Seu estilo de apresentação é definitivamente “fora da caixa”. Em uma época em que poucos ainda acreditavam na competência profissional feminina e a inserção das mulheres no meio empresarial era ainda muito tímida, ela passou a defender argumentos importantes e pouco aplicados no mundo dos negócios.

Com o tempo, seus conceitos foram comprovados como diretrizes para uma carreira bem-sucedida e hoje suas palestras são consideradas importantes experiências de autocoaching em grupo que incentivam à ascensão de carreiras e empresas.

Central de Atendimento

Acesso Rápido

Newsletter

Cadastre seu melhor e-mail para receber nossas novidades em primeira mão.

Deixe sua mensagem, Retornaremos muito em breve!

Leila Navarro © Todos os direitos reservados
Conheça também nossa Política de Privacidade e Cookies do site

Desenvolmento: Lecare Digital Marketing | Design: Suhet

Inicie uma conversa pelo WhatsApp