Facebook
Twitter
Banner-Leila-Navarro-Video-Institucional_01
Moldando o Futuro através da Educação
motivacao-e-engajamento-banner-site
Palestra-Felicibilidade-leila-navarro-Banner-site
Virar-o-jogo-site
Futurabilidade-site
Elas-fazem-acontecer-site
previous arrow
next arrow

Você provou panetone salgado neste natal?

Por Leila Navarro

Após o natal tive essa linha de raciocínio: até que ponto chega a inteligência artificial e o quão inanimada ela pode ser. Pensando por esta perspectiva, percebo que muitas vezes colocamos os robôs, smartphones, resultados de dados por algoritmos acima das nossas relações.

Eu particularmente nesta época, gosto de analisar de forma detalhada como foi meu ano. Pensar sobre os temas mais abordados, nas dificuldades que surgiram, e é claro, focar nas inúmeras conquistas e reinvenções que adquiri durante esses quase 365 dias. Sendo assim, um dos temas que mais tomou meu tempo foi pensar em como o ser humano tem medo da nova Era Digital.

Nós não podemos evitar o inevitável, isso está fora do nosso alcance! Então, precisamos compreender essa nova realidade e focar em: “Como eu posso participar, usufruir e ser feliz em meio a este turbilhão de inovações tecnológicas?”.

Nesse momento de pandemia nós conseguimos notar como essa Era de Tecnologia é benéfica para nós. Os cientistas que estão desenvolvendo a vacina de Oxford contra o Sars-Cov-2 (o vírus que causa a covid-19) conseguiram fazer em 10 meses um trabalho que normalmente demoraria 10 anos com o auxílio da IA (Inteligência Artificial).

A pandemia também fez com que muitos trabalhadores tivessem acesso ao Home Office, o que segundo muitas pesquisas foi algo muito lucrativo tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Tanto é que muitas dessas empresas já decidiram permanecer com esse formato pós pandemia. Estou citando apenas uma pontinha do Iceberg, porque muito mais coisas foram desenvolvidas e aceleradas tecnologicamente neste último ano.

Mas, o que importa é saber o nosso papel no meio de tudo isso e ter consciência de nós mesmos. Focar nos nossos diferenciais! Analise comigo: a IA (inteligência artificial) não consegue ter aquele momento de divagar, aquele momento em que parece que entramos em stand-by e começam a surgir ideias brilhantes que podem parecer loucas e fora da curva, mas que depois de serem tratadas, fazem total sentido. Assim como o panetone salgado, que foi criado a partir da paixão de cozinheiros pela sua profissão, entende? Será que a IA criaria o panetone salgado?

Deixar o medo de lado faz com que possamos enxergar de forma mais clara e fluída acerca de qualquer assunto. Comece compreendendo que a IA será utilizada como ferramenta que nos auxiliará a resolver com velocidade e precisão coisas do nosso cotidiano, até melhor que nós humanos. Disponibilizando assim, mais tempo para focarmos em projetos pendentes e novos. Serão muitas novas possibilidades. Sabermos de cabeça que 7×7 =49 é fácil, agora saber o resultado de 497 x 497 já é algo que requer mais tempo de raciocínio, entretanto a máquina consegue chegar nesse resultado em questão de segundos.

Entretanto, nunca devemos subestimar nosso potencial. Não se compare com uma máquina, não se deixe desencorajar por algo que é novo e que lhe tira da sua zona de conforto. Compreenda a realidade, analise o que pode ser mudado e o que não pode. E então, procure alternativas! Estamos partindo para um tempo onde temos que aprender a fazer parte da viagem sem mapa, mas nunca sem bússola, pois seu NORTE é seu sentido de vida e isso nenhum turbilhão pode tirar.

Como sempre digo: Abrace a diversidade! Não seja reativo, seja criativo.

E como já dizia Darwin: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.”

Você ainda não me respondeu: Já provou panetone salgado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras postagens

mente
Autoconhecimento

Reprogramando a Mente

Hoje vamos falar sobre algo que parece saído de um filme de ficção científica, mas é real: a capacidade do nosso cérebro de se reprogramar.

especial
mulher

Você é especial!

Você é especial! Neste mês de Março dedicado a celebrar as conquistas e a força das mulheres, é importante lembrarmos de uma verdade poderosa. Vou

feminina
mulher

Metamorfose Feminina

Avante: Força Feminina! Em um mundo que muitas vezes se prende às superfícies, às aparências e às primeiras impressões, há uma verdade fundamental que ressoa

Entre em Contato

Entre em contato com minha equipe. Será um prazer atendê-lo. Você também pode utilizar o formulário abaixo ou conversar via Chat Online.

NOSSOS CLIENTES

whatsapp-logo

Inicie uma conversa pelo WhatsApp